Leon Panetta critica Obama e diz que guerra contra EI pode demorar 30 anos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 07 out (Lusa) -- O ex-secretário norte-americano da Defesa, Leon Panetta lançou segunda-feira duras críticas a Barack Obama que, na sua opinião, "perdeu o rumo" da política de segurança e cometeu erros que podem prolongar por 30 anos a luta contra o Estado Islâmico.

"Durante os primeiros quatro anos, e no tempo que estive lá -- à frente do Pentágono -- pensei que era um líder forte em assuntos de segurança ... mas nos últimos dois anos creio que perdeu, de certo modo, o rumo. Enviou mensagens ambivalentes ao abordar os temas e tentar clarificar qual o papel deste país", disse Leon Panetta, que esteve no Governo entre 2011 e 2013, numa entrevista ao USA Today.

As declarações de Panetta estão em linha com o seu livro de memórias - "Worthy Fights: A Memoir of Leadership in War and Peace" - que vai para a bancas esta terça-feira e onde critica duramente ao seu antigo líder.

Leon Panetta engrossa a lista de antigos colaboradores de Obama que, depois de deixarem os cargos, se tornaram muito críticos do Presidente quer em livros de memórias, quer em entrevistas a meios de comunicação.

O antigo responsável da Defesa dos Estados Unidos acrescentou que Barack Obama tomou decisões que fortaleceram o Estado Islâmico o que, agora, torna mais difícil uma ofensiva contra os 'jihadistas' que pode demorar uns 30 anos.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.