Seul diz que Pyongyang se preparar para "guerras de grande escala"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 07 out (Lusa) - O exército da Coreia do Norte está a preparar-se para "guerras de grande escala" ao aumentar o seu equipamento militar e intensificar os treinos, assegurou hoje o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

"Depois de declarar que 2015 será o ano em que se completará a unificação, a Coreia do Norte preparou-se para guerras de grande escala", indicou o Ministério num relatório anual entregue ao parlamento em Seul.

O regime de Kim Jong-un duplicou o número de soldados que participam nos treinos de verão e elevou as suas capacidades de ataque "de forma consistente", expõe o documento.

O Ministério da Defesa destaca que Pyongyang adotou 300 novos dispositivos de lançamento múltiplo de mísseis, elevando o seu número para um total de 5.100, e só este ano realizou 19 ensaios, disparando 111 projéteis de diversos tipos.

A maior parte destes dispositivos são móveis e têm um alcance suficiente para atingir a área metropolitana de Seul, com mais de 20 milhões de habitantes.

Assim, a Defesa aconselha a uma "intensificação da segurança nas zonas da capital para dissuadir novos e diversos tipos de ameaças".

ISG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.