Venezuela determina fiscalização de licenças de uso e porte de arma

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 07 out (Lusa) - Os venezuelanos e estrangeiros radicados na Venezuela que possuam licença de uso e porte de arma devem apresentar-se às autoridades para provar a sua legalidade, determina uma resolução conjunta dos Ministérios de Relações Interiores e da Defesa.

"Quem tiver licença de uso e porte de arma tem, a partir de hoje e até ao final de abril de 2015, de para apresentar-se perante a Divisão de Armas e Explosivos (...) e quem não o fizer ser-lhe-á confiscado o armamento em qualquer ponto de controlo", disse o ministro venezuelano de Relações Interiores, Justiça e Paz, Miguel Rodríguez Torres.

Ao anunciar a emissão da resolução, o mesmo responsável frisou que os cidadãos devem cumprir a ordem para verificarem a legalidade dos documentos, demonstrar a legalidade da sua arma e renovar a licença de porte.

Por outro lado, explicou, a iniciativa visa conseguir um maior controlo sobre as armas que circulam na Venezuela ao mesmo tempo que é aplicada uma nova tecnologia para a emissão da licença e se pretende supervisionar as condições em que os cidadãos podem ter uma arma de fogo.

"Às vezes vemos que um cidadão que é carteiro de profissão com licença de uso e porte de arma de 9mm. Porquê um cidadão que trabalha nessa área necessita desse tipo de proteção?", questionou o ministro, vincando que há uma série de requerimentos que devem ser cumpridos pelos cidadãos.

A 29 de setembro último a Venezuela lançou uma campanha que prevê a troca voluntária de armas por bolsas de estudos, cirurgias e materiais de construção, entre outras possibilidades.

A campanha surge no âmbito de um programa de desarmamento da população centrado no combate à insegurança no país e, segundo Miguel Rodríguez Torres, permitiu que os cidadãos entregassem voluntariamente 315 armas de fogo.

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.