Birmânia iniciou processo de listagem dos templos de Bagan na UNESCO

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 07 out (Lusa) -- As autoridades da Birmânia iniciaram uma campanha para inscrever os templos de Bagan na lista do Património Mundial da Humanidade elaborada pela Unesco, revelou hoje o organismo das Nações Unidas.

No fim de semana de 11 e 12 de outubro, o museu de Bagan, um complexo monumental na região central do país, vai acolher uma conferência presidida pelo ministro da Cultura, Aye Myint Kyu, que marcará o início da campanha que conta com o apoio de países como a Itália, Suiçã ou Japão, refere a Unesco em comunicado.

Em 2012, a Birmânia lançou um projeto para a conservação e reabilitação do seu património com a ajuda de países doadores e em junho conseguiu que as cidades-estado da antiga civilização pyu fossem declaradas Património da Humanidade.

Com mais de 2.000 templos e pagodes que datam entre os séculos XI e XII, o complexo arqueológico de Bagan é o principal destino turístico do país.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.