Pilotos da Lufthansa anunciam nova greve de dois dias

| Mundo
Porto Canal / Agências

Frankfurt, Alemanha, 07 out (Lusa) - Os pilotos da companhia aérea Lufthansa anunciaram na segunda-feira que vão dar início à sua quinta greve desde o final de agosto, desta vez deixando em terra os aviões de carga.

Na origem da greve está o descontentamento dos profissionais com o esquema de pensões da companhia.

A greve começa na quarta-feira e estende-se até quinta-feira, dois dias em que os pilotos "não vão operar nenhum voo que parta de aeroportos alemães", informou o sindicato dos trabalhadores em comunicado.

Greves anteriores organizadas pelos trabalhadores afetaram voos de passageiros, com a última, a 30 de setembro, atingindo 2.000 viajantes.

Os pilotos alegam que a empresa tem "mantido obstinadamente" os seus esquemas de reforma, não deixando outra opção aos trabalhadores que não o recurso à greve.

A empresa, no entanto, garante que "mostrou disponibilidade para chegar a um compromisso, em debate com os pilotos, e propôs novas negociações sobre os temas em disputa".

"Com estas condições, este novo apelo à suspensão do trabalho não é compreensível ou razoável", afirma a Lufthansa em comunicado.

Atualmente, os pilotos da Lufthansa podem receber uma reforma antecipada aos 55 anos. Os trabalhadores opõem-se ao plano da transportadora de aumentar a idade mínima para a reforma e passar a envolver os pilotos no financiamento das suas pensões.

ISG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.