Número de mortos no Japão à passagem do tufão Phanfone sobe para quatro

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 07 out (Lusa) - As autoridades nipónicas elevaram para quatro o número de mortos à passagem do tufão Phanfone, que causou também 49 feridos e cinco desaparecidos.

O tufão Phanfone, o mais forte a atingir o centro do Japão durante a última década, chegou no passado domingo ao arquipélago e avançou para o norte, aproximando-se da capital, Tóquio, e afastando-se da costa.

Este é o 18.º tufão desta temporada no Japão, tendo assolado o país com ventos superiores a 200 quilómetros por hora, forte ondulação, chuvas intensas e deslizamentos de terras.

Entre as vítimas mortais está um homem de 77 anos que foi arrastado pelas águas do rio que transbordou em Yamanashi, e outro de 78 anos, vítima de um deslizamento de terras em Ibaraki, a norte de Tóquio, de acordo com a agência Kyodo.

Os bombeiros também encontraram o corpo de um homem que ficou soterrado por um deslizamento de terras em Yokohama, sul de Tóquio. As autoridades procuram outras duas pessoas desaparecidas pelo mesmo motivo nesta localidade.

A forte ondulação na costa arrastou ainda três soldados norte-americanos em Okinawa, um dos quais perdeu a vida e outros dois continuam desaparecidos.

Desaparecido está também um jovem de 21 anos que foi engolido pelo mar enquanto praticava surf na praia de Kanagawa.

Outras 49 pessoas ficaram feridas em 20 cidades nipónicas, algumas encontrando-se em estado grave - uma idosa, por exemplo, caiu em casa, em Chiba, empurrada por uma rajada de vento.

No domingo e segunda-feira, as autoridades recomendaram a evacuação de 12 cidades, levando à retirada de 2,7 milhões de pessoas.

O tufão levou ainda ao cancelamento de 620 voos nacionais e internacionais, afetando cerca de 135.000 passageiros.

ISG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.