Estado Islâmico toma cidade fronteiriça de Kobane

| Mundo
Porto Canal / Agências

Suruc, Turquia, 07 out (Lusa) - Os 'jihadistas' do Estado Islâmico tomaram controlo de parte da cidade síria de Kobane, com elevado valor estratégico, junto à fronteira com a Turquia, depois de uma acesa luta com forças curdas.

Kobane tornou-se um campo de batalha estratégico entre o Estado Islâmico e os seus opositores, incluindo os Estados Unidos e os seus aliados árabes e ocidentais.

Ao tomarem Kobane, as forças do Estado Islâmico ficam com o controlo de um vasto território junto à fronteira com a Turquia.

Após entrarem na cidade, os 'jihadistas' travaram uma luta com os curdos, resultando numa fuga de centenas de civis em direção à fronteira, de acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

"Tomaram conta da zona industrial, Maqtala al-Jadida e Kani Arabane, no leste de Kobane, depois de combates violentos com as Unidades de Proteção do Povo Curdo", dotadas de menos homens e armamento, diz o Observatório.

Entretanto, as forças curdas ordenaram que a cidade fosse evacuada, resultando numa saída de cerca de 2.000 pessoas, descreve a AFP.

Num gesto de desespero, uma mulher que pertencia às forças curdas levou a cabo um ataque suicida a uma posição do Estado Islâmico em Kobane, no domingo, relata o Observatório.

Este é o primeiro caso conhecido de uma mulher curda a recorrer a uma tática habitualmente usada pelos 'jihadistas', destaca o organismo internacional.

ISG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.