Ébola: Enfermeira espanhola com Ébola isolada no hospital onde foi contagiada

| Mundo
Porto Canal / Agências

Madrid, 7 out (Lusa) - A auxiliar da enfermaria espanhola infetada com o Ébola em Madrid, o primeiro caso de contágio na Europa, está desde a madrugada de hoje isolada no hospital Carlos III, onde contraiu o vírus.

Fontes médicas confirmaram que a enfermeira está com febre, mas "estável", na ala do hospital onde atendeu as duas vítimas mortais espanholas de Ébola, dois missionários transferidos de África.

A mulher foi transferida do Hospital de Alcorcon - onde duas análises realizadas na segunda-feira confirmaram o contágio - para o Carlos III, um centro especializado em doenças infeciosas.

Na transferência entre os hopsitais a mulher foi transportada numa ambulância escoltada por vários carros da Polícia Nacional e da Guarda Civil.

Na segunda-feira, a ministra da Saúde espanhola, Ana Mato, confirmou que se está a investigar a origem do contágio, garantindo que todos os protocolos previstos foram seguidos e que se está a realizar a vigilância epidemiológica às pessoas com quem a enfermeira contactou.

Espanha tinha já registado dois casos mortais e cerca de duas dezenas de casos suspeitos cujas análises deram resultados negativos.

ASP // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.