Ébola: Marido da enfermeira contagiada com vírus está isolado e sob observação

| Mundo
Porto Canal / Agências

Madrid, 07 out (Lusa) - O marido da auxiliar da enfermaria espanhola infetada com o Ébola em Madrid, o primeiro caso de contágio na Europa, está isolado e sob vigilância epidemiológica, confirmou hoje o coordenador do centro de Alertas e Emergências do Ministério da Saúde espanhol.

Fernando Simón disse aos jornalistas que as autoridades estão a avaliar outras pessoas com quem a enfermeira possa ter tido contacto para determinar se se justifica vigilância ou outras medidas.

Segundo explicou, o marido da enfermeira está isolado, "bem e relativamente tranquilo" num quarto no Hospital de Alcorcon, onde as análises realizadas na segunda-feira confirmaram o contágio da sua mulher.

A enfermeira, por seu lado, está "estável e sem risco vital" sob observação permanente no Hospital Carlos III, para onde foi transferida durante a madrugada de hoje.

Caso sejam tomadas medidas adicionais para outras pessoas que tenham tido contacto com a enfermeira, Simón explicou que se proporá ou o isolamento ou, pelo menos, o acompanhamento estrito durante 21 dias, o período máximo de incubação do Ébola.

"Seria muito inocente pensar que não existe capacidade de transmissão. Claro que existe, ainda que seja muito baixa", disse, recordando que o risco de contágio é maior nos últimos dias da doença do que nos primeiros.

O responsável espanhol recordou que a margem de pessoas com quem a paciente possa ter tido contacto "próximo", além do seu marido, é menor que o normal, já que a auxiliar de enfermaria passou mais tempo em casa, por não se sentir bem nos últimos dias.

Considerando que o que ocorreu era "possível ainda que muito pouco provável", Simón enviou uma mensagem de tranquilidade, afirmando que se tomaram medidas para que "um risco que é muito pouco provável seja ainda menor".

Defendeu os protocolos seguidos e explicou que as investigações para determinar a forma de contágio ainda não estão concluídas.

ASP // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.