Ébola: Ministra espanhola convoca responsáveis regionais de saúde

| Mundo
Porto Canal / Agências

Madrid, 07 out (Lusa) - A ministra da Saúde espanhola, Ana Mato, convocou hoje uma reunião de urgência com todos os responsáveis regionais de saúde para analisar a situação provocada pelo contágio com Ébola de uma auxiliar de enfermeira em Madrid.

Fontes do Governo confirmaram que a reunião está marcada para as 12:00, hora local (11:00 em Lisboa), e que estão chamados todos os diretores de saúde das regiões autónomas espanholas.

Na mesa do encontro está a situação em torno do que foi o primeiro caso de contágio com o vírus do Ébola fora de África.

A auxiliar da enfermeira espanhola contagiada com o Ébola em Madrid, o primeiro caso de contágio na Europa, está desde a madrugada de hoje isolada no hospital Carlos III, onde contraiu o vírus.

Fontes médicas confirmaram que a enfermeira está com febre, mas "estável", na ala do hospital em que atendeu as duas vítimas mortais espanholas de Ébola, dois missionários transferidos de África.

A mulher foi transferida do Hospital de Alcorcon - onde duas análises realizadas na segunda-feira confirmaram o contágio - para o Carlos III, um centro especializados em doenças infeciosas.

Na segunda-feira, a ministra da Saúde espanhola, Ana Mato, confirmou que se está a investigar a origem do contágio, garantindo que todos os protocolos previstos foram seguidos e que se está a realizar a vigilância epidemiológica às pessoas com quem a enfermeira contactou.

Espanha tinha já registado dois casos mortais e cerca de duas dezenas de casos suspeitos cujas análises deram resultados negativos.

ASP // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.