Paul De Grauwe prevê que Portugal precisa de 15 anos a crescer a 4% para cortar metade da dívida

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 out (Lusa) - O economista Paul De Grauwe disse hoje que Portugal precisa de pelo menos 15 anos, num cenário otimista de um crescimento constante de 4% por ano, para cortar a sua dívida pública para metade.

Paul De Grauwe, economista belga da London School of Economics and Political Science, apresentou em Lisboa números com a sua visão para o futuro, advogando "paciência" porque o trajeto, até números mais comportáveis de dívida, será longo.

Partindo de um cenário de dívida pública de 120%, De Grauwe diz que num cenário de crescimento de 4% por ano, a dívida será reduzida para 60% num prazo de 15 anos. Outros cenários, de crescimentos a 3% ou 2%, alongam tal prazo para 20 e 30 anos, respetivamente.

Falando no final do primeiro dia da conferência 'Afirmar o futuro - políticas públicas para Portugal', organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian, o economista frisou que a crise das dívidas soberanas da zona euro ainda não terminou, tendo reconhecido que a austeridade era necessária mas a aplicação dos programas de consolidação orçamental deveria ter sido mais prolongada.

Diversos países continuarão "nas próximas décadas" a viver com um "legado de níveis de dívida insustentáveis", e é necessário uma "vontade dos credores" para aceitar reestruturações da dívida desses país, caso contrário suceder-se-ão "décadas de destruição do tecido social e político", alertou.

"Quanto mais forte é o programa de austeridade mais profunda é a queda do PIB", sublinhou, fazendo-se valer de gráficos que analisavam a situação macroeconómica dos países da zona euro nos últimos anos, com foco em países que estão ou estiveram sob programas de resgate, como Portugal.

PPF // VC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.