Moçambique/Eleições: CNE diz que vai destruir boletins de voto de 'kits' roubados

| Mundo
Porto Canal / Agências

Maputo, 06 out (Lusa) - A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique anunciou hoje que vai destruir o material eleitoral das assembleias de voto para onde eram destinados 25 conjuntos contendo boletins de voto roubados na semana passada, no centro do país.

Em conferência de imprensa que convocou hoje em Maputo para falar do incidente, o presidente da CNE, Abdul Carimo, afirmou que aquele órgão vai destruir os boletins remanescentes dos 25 conjuntos roubados e encomendar a produção de material eleitoral novo, com novas especificações, e ainda fazer a reposição dos boletins de um outro conjunto, que também foi roubado nas mesmas circunstâncias.

"Os 26 kits' não poderão nunca ser usados em nenhuma circunstância e em nenhum outro lado. A CNE deliberou que novos boletins, com outras especificações e cor diferente e outros códigos, serão produzidos", afirmou Carimo.

O presidente da CNE adiantou que os dois polícias que estavam destacados para guarnecer os boletins de voto e o motorista do camião em que eram transportados estão detidos por alegadamente terem negligenciado as medidas de segurança.

"O motorista e os dois polícias não tiveram o cuidado de seguir as normas de segurança, que é estacionar e pernoitar nas esquadras ou nos comandos da polícia", disse Abdul Carimo, exortando a população a denunciar as pessoas que forem encontradas na posse dos boletins de voto extraviados.

Carimo frisou que os órgãos eleitorais asseguraram-se de que mais casos do género não terão acontecido noutros locais, assinalando que a "integridade" das eleições gerais de 15 de outubro não está em causa.

"Fizemos diligências junto à Procuradoria- Geral da República para que se apure a verdade e as pessoas que foram a causa desta situação sejam responsabilizadas", enfatizou o presidente da CNE.

Abdul Carimo indicou que os 26 conjuntos foram roubados na zona de Inchope, província de Manica, centro do país, quando o motorista e os polícias se encontravam a dormir, e tinham como destino os distritos de Pebane e Namacurra, na província de Cabo Delgado.

O presidente da CNE disse não estar em condições de esclarecer se o roubo terá sido um crime comum ou uma tentativa de ilícito eleitoral, declarando que caberá às autoridades policiais e judiciais apurar a natureza do sucedido.

Moçambique realiza eleições gerais (presidenciais, legislativas e assembleias provinciais) a 15 de outubro.

PMA // EL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.