Quercus defende novo Estudo de Impacto Ambiental para o Baixo Sabor

| País
Porto Canal / Agências

Torre de Moncorvo, 15 jul (Lusa) - A associação ambientalista Quercus defendeu hoje a necessidade de se elaborar um novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para o Baixo Sabor, após o incêndio que consumiu alguns milhares de hectares de terreno naquela região.

"O efeito do incêndio acumula-se com o efeito do enchimento da albufeira da barragem. Se forem somados os 15.000 hectares de área ardida às centenas de hectares de área inundada pela albufeira do Baixo Sabor, vamos um impacto no ecossistema brutal", disse à Lusa o dirigente nacional da Quercus, João Branco.

Após a passagem de um "grande incêndio", os ambientalistas alertam para "as debilidades que ficam na estrutura do solo, já que toda ela é alterada".

Segundo João Branco, o solo "fica sem estrutura", o que faz com que seja arrastado mais facilmente, quer pela chuva quer pelo vento.

"A vegetação desapareceu. O solo ficou calcinado e, antes de vegetação voltar a crescer, em situação de fortes chuvadas haverá fenómenos de erosão", frisou.

Face a estes fenómenos, o ambientalista e dirigente nacional da Quercus disse que "faz todo sentido em pensar num novo EIA para a região abrangida pela barragem do Baixo Sabor", que se estende pelos concelhos de Torre de Moncorvo, Mogadouro, Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros.

"Há valores naturais na região que foram destruídos pelo incêndio, havendo outros que serão inundados pela albufeira da barragem", acrescentou João Branco.

Apesar de a vegetação voltar a regenerar-se, "há um série de ecossistemas que se degradam e não voltam a ser os mesmos".

João Branco exemplifica, afirmando que se uma área de sobreiros é consumida pelas chamas, o solo poderá não suportar a mesma cultura de montado.

"Inicialmente, os solos podem não suportar estas culturas, e só daqui a algumas dezenas de anos poderão voltar a suportar as suas culturas iniciais", concluiu.

Os fogos que tiveram início em Picões, no concelho de Alfândega da Fé, e na Quinta das Quebradas, concelho de Mogadouro, a 09 de julho, "afetaram mais de 14.000 hectares" no vale do rio Sabor e encostas envolventes.

"A área ardida está integrada na Zona de Proteção Especial para aves selvagens e Sítio de Importância Comunitária - rios Sabor e Maçãs - ambos constituintes da Rede Natura 2000, onde estão a avançar as obras da albufeira e barragem do Baixo Sabor, promovida pela EDP", acrescentam os ambientalistas.

FYP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".