Ocupação hoteleira no Algarve sobe em Setembro ajudada por alemães e portugueses

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 06 out (Lusa) - Os turistas alemães e portugueses contribuíram, durante o mês de setembro, para um ligeiro aumento na taxa de ocupação hoteleira no Algarve, indicam dados revelados hoje pala principal associação regional do setor.

Em comunicado, a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) refere que a ocupação hoteleira em setembro foi de 81%, mais 1,7% do que no mesmo mês de 2013.

Segundo a associação, foram as subidas dos mercados alemão (mais 1,8 pontos percentuais) e português (mais 0,9) as principais responsáveis pelo aumento, uma vez que um dos principais emissores de turistas para o Algarve, o mercado britânico, caiu face ao ano passado.

As zonas de Portimão e Praia da Rocha (mais 4,7 pontos percentuais), Tavira (mais 3,9) e Monte Gordo e Vila Real de Santo António (mais 2,8) foram as que apresentaram as maiores subidas.

Em Monte Gordo e Vila Real de Santo António registou-se a taxa de ocupação média mais elevada (88%), tendo a mais baixa ocorrido em Carvoeiro e Armação de Pêra (74,5%).

Por categorias, os aldeamentos e apartamentos turísticos de cinco e quatro estrelas e os hotéis e aparthotéis de três estrelas foram os que apresentaram as maiores subidas nas ocupações.

Os hotéis a aparthotéis de cinco estrelas registaram a ocupação mais baixa (72,9%), enquanto os hotéis e aparthotéis de três estrelas registaram a mais alta (87,4%).

O volume de negócios aumentou 3,5% relativamente ao mês homólogo de 2013, conclui a associação.

MAD // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.