Carlos Costa afirma que Portugal vai ter taxas de inflação baixas nos próximos anos

Carlos Costa afirma que Portugal vai ter taxas de inflação baixas nos próximos anos
| Economia
Porto Canal

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, disse hoje que Portugal vai ter de se habituar a taxas de inflação baixas nos próximos anos, defendendo que o ganho de produtividade será fundamental para fazer crescer a economia portuguesa.

"Vamos ter de trabalhar com taxas de inflação baixas, e garantir que somos capazes de aumentar o rendimento real das famílias", disse o governador numa intervenção no XXIV Encontro de Lisboa entre os bancos centrais dos países de língua portuguesa, que decorre hoje de manhã em Lisboa.

"É pela via do ganho de produtividade que vamos criar as condições de crescimento da economia portuguesa", salientou o banqueiro central.

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.