Hong Kong: Protestos podem prejudicar a economia, alerta Banco Mundial

| Mundo
Porto Canal / Agências

Singapura, 06 out (Lusa) - Os protestos que ocupam as ruas de Hong Kong há uma semana podem prejudicar a economia da cidade, bem como a da China, mas a escala do impacto depende de quanto tempo durar a "incerteza", disse hoje Sudhir Shetty, o principal economista asiático do Banco Mundial.

Segundo Sudhir Shetty, o Banco está a observar atentamente os acontecimentos em Hong Kong, onde milhares de manifestantes pró-democracia paralisaram avenidas do centro da cidade, levando a um impasse tenso com o Governo.

"Obviamente que nós, como qualquer outro grupo de analistas económicos, estamos a observar atentamente a situação e o seu impacto", disse em declarações aos jornalistas em Singapura.

"O impacto vai fazer-se sentir na Região Administrativa Especial de Hong Kong, na sua economia, mas também em termos mais amplos na economia chinesa", acrescentou.

Falando em nome do Banco, Sudhir Shetty prevê um "crescimento mais lento em 2014 do que aquele que tinha sido antecipado" em Hong Kong.

"Nesta fase, as nossas melhores estimativas dizem que não há ainda efeito de contágio na economia chinesa, mas é algo que nós, e outros, vamos continuar a analisar", garantiu.

ISG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.