Acordo tripartido permite reabrir posto de correios em Anha, Viana do Castelo

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 15 jul (Lusa) - O posto de correios de Vila Nova de Anha, em Viana do Castelo, deverá reabrir durante o mês de setembro através de um acordo tripartido a celebrar com a administração dos CTT, disse hoje o autarca local.

A informação foi avançada à agência Lusa pelo presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha e surge na sequência da negociação em curso entre aquela autarquia e a administração dos CTT, face ao encerramento do posto na localidade, concretizado há cerca de um mês.

O entendimento, segundo Rui Matos, está "praticamente alcançado" e resultará num acordo tripartido envolvendo, além da empresa pública e da autarquia, os proprietários de uma papelaria, atuais concessionários do serviço de correios, após o encerramento do posto de Vila Nova de Anha.

"Será celebrado um acordo em que a Junta de Freguesia fica com o espaço, que arrenda, para ceder para utilização do concessionário como posto de correios, tal como era antes. Recebe depois uma compensação por essa cedência", explicou Rui Matos.

Serão servidos diretamente os 3.500 habitantes de Vila Nova de Anha, mas, garante o autarca local, também as freguesias vizinhas de São Romão de Neiva, Castelo de Neiva, Chafé, Alvarães, Vila Fria e Mazarefes.

"Dentro do possível, esta foi a melhor solução que conseguimos encontrar para manter este serviço, que é de interesse público, a funcionar com as devidas condições. Esperamos que isso possa acontecer durante o mês de setembro", rematou o autarca.

Ainda no concelho de Viana do Castelo, as juntas de freguesia de Darque e de Lanheses estão igualmente a negociar com a administração dos CTT soluções alternativas ao encerramento dos respetivos postos de correios, cujo serviço passou a ser garantido, em junho, por comerciantes privados.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.