Igreja e convento de Viana com mais de 400 anos reabilitados em 2014

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 15 jul (Lusa) - A reabilitação da igreja e do convento de São Domingos, em Viana do Castelo, vai avançar em 2014, depois de concluído o levantamento dos trabalhos necessários naquele conjunto do século XVI, a realizar este ano, disse hoje o presidente da Câmara.

Segundo explicou José Maria Costa, face ao "importante acervo patrimonial" ali existente, que "urge manter e conservar", nomeadamente a recuperação e limpeza dos claustros bem como o espólio existente, o levantamento das "necessidades técnicas de reabilitação e conservação" daquele conjunto será assegurado pela Câmara de Viana do Castelo.

A autarquia, acrescentou, ficará também responsável pela realização dos trabalhos de reabilitação, reclamados há vários anos para travar a degradação de um dos conjuntos mais emblemáticos da cidade de Viana do Castelo, cuja igreja, classificada como monumento nacional desde 1910, continua afeta ao culto.

Trata-se de um templo dominicano fundado em 1560 pelo então arcebispo de Braga, Frei Bartolomeu dos Mártires, beato da Igreja católica desde 2001 e cujos restos mortais estão depositados naquele convento, local onde morreu em 1590.

A primeira pedra da igreja, contigua ao convento de São domingos (também conhecido como convento de Santa Cruz), foi lançada em 1566 e apenas dez anos depois é que todo o conjunto foi concluído.

Os trabalhos preparatórios arrancam este ano e, segundo José Maria Costa, têm como objetivo a preparação de um dossiê técnico "de conservação e restauro", que permita "fundamentar" uma candidatura da autarquia a fundos do próximo quadro comunitário de apoio, para a realização da intervenção.

A paróquia de Monserrate - freguesia da cidade de Viana do Castelo - pretende converter parte do antigo convento de São Domingos em museu de arte sacra, utilizando para tal o espólio ali existente, além de disponibilizar a zona dos claustros para iniciativas da sociedade local, nomeadamente exposições e eventos culturais.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutores distraem-se com despiste em Murça e sofrem acidente no lado oposto da via

Dois despistes estão a cortar vias nos dois sentidos da A4, em Murça, na sequência de dois despistes rodoviários, confirmou ao Porto Canal fonte da concessionária Globalvia Transmontana e fonte do Comando Sub-Regional do Douro, em Vila Real.

Vereador de Matosinhos começa esta quinta-feira a ser julgado por uso pessoal de carro municipal

O vereador da Câmara Municipal de Matosinhos António Correia Pinto começa esta quinta-feira a ser julgado no Tribunal de São João Novo, no Porto, por usar uma viatura municipal em viagens pessoais.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.