Está a acontecer tudo o que não se deseja para escolas, diz Confap

| País
Porto Canal

A Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) considera que este ano está a acontecer “tudo o que não se deseja para o bom funcionamento das escolas” e que “milhares de horas letivas” já foram desperdiçadas.

Em declarações à Agência Lusa o presidente da Confap, Jorge Ascensão, comentava assim a polémica sobre a colocação de professores do concurso da bolsa de contratação.

As listas com a ordenação dos candidatos à bolsa de contratação tinham erros, uma situação que levou à demissão do antigo diretor-geral da Administração Escolar. Por causa desses erros milhares de alunos continuam até agora sem aulas.

Hoje vários agrupamentos de escolas receberam orientações do Ministério da Educação para anularem as colocações de professores do concurso da bolsa de contratação, uma orientação da tutela horas antes da divulgação das novas listas.

“Deu-se um nó com este processo que é complicado de desatar”, disse Jorge Ascensão, acrescentando que vai haver situações de mudança de professores, “o que tem sempre algum impacto na aprendizagem”.

Afirmando que todo este processo tem “um impacto negativo junto dos professores, das famílias e dos jovens” o responsável acrescentou que espera agora que “seja qual for a solução que seja a melhor possível e que seja célere”.

“Será desejável, e é nisso que temos insistido, que se encontre uma solução estável para o futuro”, disse Jorge Ascensão, salientando que espera que “pelo menos haja a lucidez” de evitar danos no futuro, porque neste ano letivo “os danos já estão criados”.

“São três semanas de alunos sem aulas. É mau de mais para ser verdade”, é preciso “olhar seriamente para o sistema educativo e tentar que funcione o melhor possível, para não hipotecar consecutivamente o país”, disse.

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.