Alunos de Música do Piaget de Viseu contestam eventual encerramento do curso

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 03 out (Lusa) -- Alunos da licenciatura de Música do Instituto Piaget de Viseu acusaram hoje a direção da instituição de encerrar o curso "sem aviso prévio", impossibilitando-os de encontrarem atempadamente uma solução para continuarem o seu percurso académico.

A agência Lusa tentou, mas em vão, obter um comentário da presidente do Campus Universitário de Viseu do Instituto Piaget, Françoise Cruz.

Os alunos, que optaram por não ser identificados, mostraram-se chocados com a atitude do Instituto Piaget, que apenas no dia 19 de setembro os informou da "descontinuidade do curso".

"Descontinuidade é o termo legal, que em linguagem mais simples significa o encerramento, já este ano, do curso", lamentam.

No passado ano letivo, o curso tinha 14 alunos que agora iriam frequentar o segundo e terceiro anos.

"A comunicação do encerramento do curso de Música do Instituto Piaget de Viseu apenas na segunda metade deste mês cortou irremediavelmente aos alunos o percurso académico", impossibilitando "a obtenção efetiva de soluções", criticam.

Segundo os alunos, àqueles que se encontravam matriculados no terceiro ano "foi-lhes indicada a possibilidade de concluírem o ano no Piaget, em Almada".

"Já depois da comunicação da descontinuidade e devido a diligências promovidas por uma mãe de uma aluna, depois assumidas pelo Piaget, este realizou contactos com a Universidade de Aveiro no sentido de potenciar que alguns alunos possam lá obter vaga", referem.

No que respeita aos alunos ouvintes, que estão inscritos em unidades curriculares e pagaram propina igual aos restantes alunos, "não foi prevista pela escola qualquer solução", acrescentam.

Os alunos não entendem o porquê do encerramento do curso, uma vez que este ano "prestaram provas de pré-requisitos vários alunos", tendo dez deles "obtido resultados positivos e manifestado interesse em matricular-se".

"Em anos anteriores, nunca se atingiu tal número de alunos para o primeiro ano", garantem, acrescentando que "neste curso, ao contrário de outros, não há dívidas de propinas".

Neste âmbito, os alunos exigem que o curso continue a funcionar em Viseu "pelo menos" até que o consigam concluir.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.