Câmara da Covilhã diz que auditoria revelou passivo de 150 milhões de euros

| País
Porto Canal / Agências

Covilhã, 03 out (Lusa) - A Câmara da Covilhã tinha a 30 de setembro de 2013 uma dívida global superior a 150 milhões de euros, revelou hoje o atual presidente do executivo, citando as conclusões de uma auditoria externa realizada às contas do município.

De acordo com Vítor Pereira (PS), os auditores concluíram que, à data das eleições autárquicas, o passivo reconhecido pelo município covilhanense era de 126,5 milhões de euros. A esse valor acrescem ainda cerca de 16 milhões de euros relativos à dívida que não estava assumida contabilisticamente - relacionada com pagamentos de indemnizações e outras questões - bem como o passivo das empresas municipais, que ronda os 9,2 milhões de euros.

"É um número, no mínimo, astronómico e colossal, fruto da má definição de prioridades, da ausência de uma estratégia de desenvolvimento para o concelho e de uma prioridade mal estabelecida, em que se optou por sobrepor ao interesse comum o interesse eleitoral e a garantia da reeleição", afirmou o autarca, em declarações à agência Lusa.

Vítor Pereira, que sucedeu ao social-democrata Carlos Pinto, sublinhou que os números, que hoje deu a conhecer aos restantes membros do executivo (em reunião privada), são reveladores "de má gestão" e apontou vários exemplos concretos do que foi feito nos anteriores mandatos para fundamentar tal afirmação.

Assumiu ainda não "estar surpreendido" com as conclusões do documento, que, reiterou, confirmam uma situação para a qual foi alertando enquanto vereador da oposição.

"Tenho responsabilidade política no concelho há vários anos e há muito tempo que vinha alertando para o facto de a câmara já ter ultrapassado os limites máximos de endividamento. Infelizmente, agora fica demonstrado que eu tinha razão", reiterou.

Além disso, garantiu também que, desde que tomou posse como presidente da câmara, conseguiu "reduzir a dívida em oito milhões de euros", apesar da "difícil herança recebida" e dos "constrangimentos criados".

"Se não o tivéssemos feito, já teríamos entrado em rutura financeira. Já estaríamos acima do rácio de 300% de dívida, o que nos obrigaria a tomar decisões ainda mais difíceis para a vida dos munícipes", referiu, aludindo ao facto de autarquia querer evitar "a todo o custo" o recurso ao Fundo de Apoio Municipal (FAM).

Vítor Pereira já tinha assumido publicamente que considera as regras do FAM penalizadoras. Voltou a prometer que vai continuar a tentar "reduzir acentuadamente o passivo" para que autarquia não seja obrigada, por lei, a recorrer ao FAM ou a proceder a uma operação de saneamento.

CYC // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".