Tavira e São Brás de Alportel avançam com cadastro predial

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 03 out (Lusa) -- Os concelhos algarvios de Tavira e São Brás de Alportel arrancam no sábado com os processos de cadastro predial das propriedades urbanas, rústicas e mistas através de um projeto experimental da Direção Geral do Território (DGT).

À Lusa, o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel disse que a base de dados atualizada do concelho vai ser uma "ferramenta importantíssima" ao nível da revisão do Plano Diretor Municipal, já em curso, mas também para os planos de urbanização, na dinamização económica em termos agrícolas e florestais e em termos de proteção civil e florestal.

"Atualmente, recorre-se às cartas militares, que também estão desatualizadas", comentou Vítor Guerreiro, dando como exemplo das dificuldades criadas pela situação a que a autarquia sente em contactar os proprietários de áreas rurais para a limpeza das propriedades no âmbito da prevenção de fogos.

Em São Brás de Alportel vão ocorrer duas sessões de informação à população a 07 e 15 de outubro, na Junta de Freguesia do concelho, às 21:00, e na Câmara Municipal, às 14:30, respetivamente.

A equipa de técnicos do consórcio escolhido para desenvolver o projeto pela DGT vai ter um gabinete de atendimento na Junta de Freguesia de São Brás de Alportel a partir do dia 06.

O processo vai estar em curso até 24 de julho de 2015 e é gratuito para os proprietários, lê-se no edital publicado pela DGT.

No caso de Tavira, a entrega dos dados das propriedades pode ser feita nos gabinetes de atendimento disponíveis na Câmara Municipal e nas juntas de freguesia de Tavira, Luz de Tavira e Santo Estêvão, Santa Catarina da Fonte do Bispo, Santa Luzia, Conceição e Cabanas de Tavira e Cachopo.

O projeto-piloto de cadastro predial que vai ocorrer nestes dois concelhos arrancou em 2013 no concelho de Loulé, tendo a DGT integrado ainda os concelhos de Oliveira do Hospital e Paredes nesta fase experimental.

O tipo de cadastro que está a ser realizado é diferente do geométrico, até agora aplicado noutros concelhos portugueses, por fazer a demarcação de prédios rústicos e urbanos e não apenas rústicos.

Está prevista a atribuição de um único Número de Identificação do Prédio (NIP), que funcionará como uma espécie de bilhete de identidade da propriedade.

As informações entregues pelos proprietários vão ser analisadas e cruzadas com as informações existentes nos registos da DGT, do Instituto de Registo e Notariado e da Autoridade Tributária e são georreferenciadas -- através de tecnologia GPS (Sistema de Posicionamento Global), mapas e sistemas de informação geográfica.

SCYS (MAD) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.