Livros de Catarina Sobral e Carla Maia de Almeida integram seleção "White Ravens"

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 out (Lusa) - Os livros "Vazio", de Catarina Sobral, e "Irmão Lobo", de Carla Maia de Almeida, foram selecionados pela Biblioteca Internacional da Juventude para o catálogo White Ravens 2014, que inclui as mais relevantes obras para a infância e juventude.

As editoras Pato Lógico e Planeta Tangerina revelaram hoje que os dois livros farão parte do catálogo anual elaborado pela Biblioteca Internacional da Juventude, que inclui mais de 200 obras para crianças e jovens publicadas em todo o mundo, e que será divulgado na próxima semana na Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha).

Além da elaboração de um catálogo, que pode servir de referência para pais, educadores e formadores, a Biblioteca Internacional da Juventude ainda organiza uma exposição com todas as obras selecionadas, e que estará patente em 2015 na Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália).

A Biblioteca Internacional da Juventude, fundada na Alemanha em 1949, é a maior do mundo no que toca à literatura para os mais novos, com um acervo que inclui - na sede em Munique - mais de 560.000 livros, publicados em 130 línguas, incluindo português.

O catálogo White Ravens existe há trinta anos.

A ilustradora Catarina Sobral publicou este ano "Vazio" na editora Pato Lógico, na coleção "Imagens que contam", na qual os livros contam histórias sem palavras.

A autora, premiada este ano em Bolonha, já publicou "O meu avô", "Achimpa" e "Greve", obra selecionada para o White Ravens de 2013.

"Irmão Lobo" foi publicado em 2013 pela Planeta Tangerina, com texto de Carla Maia de Almeida e trabalho gráfico de António Jorge Gonçalves.

Carla Maia de Almeida escreveu uma história protagonizada por uma família a desintegrar-se, marcada pelo desemprego e por problemas financeiros. O fio narrativo oscila entre dois momentos, em que a narradora tem oito e quinze anos, intercalando as descrições do ambiente familiar com o de uma viagem, que terminará no acontecimento fraturante da família.

Carla Maia de Almeida, jornalista, escritora e tradutora, é autora de livros como "Não quero usar óculos" e "Onde moram as casas".

Em anos anteriores, a Biblioteca Internacional da Juventude selecionou livros de autores como Nuno Casimiro, Ana Saldanha, Afonso Cruz, Gonçalo M. Tavares, Luísa Ducla Soares, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Alice Vieira e Mia Couto e de ilustradores como João Vaz de Carvalho, Pedro Leitão, Danuta Wojciechowska, André Letria e Luís Henriques.

SS //GC.

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".