Extensão do prazo dos empréstimos adia pagamento de 19,2 mil ME para depois de 2021

Extensão do prazo dos empréstimos adia pagamento de 19,2 mil ME para depois de 2021
| Economia
Porto Canal

A extensão do prazo de pagamento dos empréstimos europeus a Portugal deverá permitir ao Estado pagar 19,2 mil milhões de euros só depois de 2021, segundo os cálculos da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO).

Na nota mensal sobre a dívida pública hoje enviada aos deputados da Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, os técnicos estimam que o alongamento em sete anos dos prazos de pagamento dos empréstimos europeus acordado no Eurogrupo e no ECOFIN permita que Portugal possa adiar o pagamento destes 19,2 mil milhões de euros que deviam ser pagos entre 2016 e 2021.

Só até 2016, Portugal terá de amortizar 47,6 mil milhões de euros em dívida pública de médio e longo prazo dizem também.

Os técnicos independentes dizem também que a dívida de Portugal ao Fundo Monetário Internacional aumentou, para já, em 307 milhões de euros devido à depreciação do euro, uma vez que os empréstimos do FMI a Portugal no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) são denominados em Direitos de Saque Especiais (DSE), um conjunto de divisas que são transformadas em euros na altura do desembolso.

Estes DSE afetam o valor recebido, ou, em sentido inverso, quando Portugal tiver de amortizar o empréstimo contratado.

Mediante as variações cambiais, Portugal pode receber mais que o valor estimado incialmente em euros para o valor em DSE, mas também se arrisca a pagar mais do que receber (excluindo juros), se as variações cambiais forem negativas para o país.

Portugal teve também de pagar em março o primeiro cupão de juros ao Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (o fundo de resgate da Comissão Europeia, composto com fundos saídos do orçamento comunitário), no valor de 194 milhões de euros.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.