Criado movimento para exigir restauração de freguesia na Lousã

| País
Porto Canal / Agências

Lousã, 03 out (Lusa) -- O recém-criado Movimento Cívico Refutar vai promover um abaixo-assinado pela restauração da extinta freguesia de Vilarinho, no concelho da Lousã, disse hoje o promotor da iniciativa.

Em declarações à agência Lusa, Joaquim Seco, que presidiu à Junta de Freguesia de Vilarinho, em representação do PS, até às eleições autárquicas de 2013, afirmou-se "muito empenhado" no processo, "doa a quem doer".

A criação do movimento visa "dar voz, força e ação ao drama que a extinta freguesia de Vilarinho vive, pois nada ficou igual ao que era dantes, apontando-se, apenas como exemplo, as perdas de proximidade, relacionamento, valores e representatividade", segundo uma nota hoje divulgada.

Na sequência da reforma administrativa realizada pelo atual Governo, as freguesias da Lousã e Vilarinho deram origem, há um ano, à União das Freguesias, agora liderada pelo socialista António Marçal, que já presidia à junta da sede do concelho.

Inconformado com a fusão, Joaquim Seco, que integra atualmente a Assembleia Municipal da Lousã, levou o assunto à última reunião deste órgão autárquico, na terça-feira.

"Mas, afinal, o que ganharam os vilarinhenses com esta junção autárquica das duas maiores freguesias do concelho?", perguntou, na presença das diferentes bancadas (PS, PSD, BE e CDU) e do presidente da Câmara Municipal, o socialista Luís Antunes.

Para evitar que as suas palavras "sejam mal interpretadas", Joaquim Seco enalteceu "o empenho da equipa responsável pela gestão" da União das Freguesias de Lousã e Vilarinho, "através dos meios que têm ao seu alcance".

Na próxima semana, o Movimento Cívico Refutar começa a recolha de assinaturas pela "restituição da freguesia ao povo", disse o autarca, que é também tesoureiro do Conselho Diretivo dos Baldios de Vilarinho, que gere centenas de hectares de floresta comunitária, na Serra da Lousã.

Em 2013, as receitas dos baldios locais rondaram o meio milhão de euros, um montante sete vezes superior ao orçamento da extinta Junta de Freguesia para o mesmo ano, no valor de 71.294 euros.

A recolha de assinaturas "vai realizar-se porta a porta e através das redes sociais", devendo o documento ser depois enviado aos vários partidos com assento parlamentar.

O Movimento Cívico vai ainda promover reuniões com a população de Vilarinho e afixar panfletos com informações relevantes sobre a iniciativa.

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).