Jornal Diário Jornal das 13

Rivoli recebe Mostra Internacional de Cinema Antirracista entre 17 e 19 de Outubro

| Norte
Fonte: Agência Lusa

Porto, 03 out (Lusa) -- O pequeno auditório do Rivoli Teatro Municipal, no Porto, vai receber entre os dias 17 e 19 de outubro a primeira Mostra Internacional de Cinema Antirracista, que vai exibir 11 filmes, entre os quais três estreias em Portugal.

O evento, que vai ser apresentado hoje às 19:00, é uma iniciativa de entrada livre do SOS Racismo em parceria com a Fare Network e que conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto.

A Mostra Internacional de Cinema Antirracista vai abrir, às 21:00 de sexta-feira, dia 17 de outubro, com "Kunta", de Ângelo Torres, e "SOS Save Our Souls", de Raquel Freire, realizadora que vai participar no debate que se seguirá.

No dia seguinte, serão projetados filmes entre as 14:00 e às 21:15, entre os quais "Without a Chance", de István Gábor Takács e Ádám Surányi, uma estreia nacional produzida pela União de Liberdades Civis da Hungria sobre "as violações mais comuns que as pessoas Roma sofrem" naquele país.

O último dia do evento vai contar com a estreia em Portugal do documentário "Who is Dayani Cristal", um dos mais recentes projetos do ator mexicano Gael García Bernal, com o realizador Marc Silver, cuja sinopse indica que a história parte de "um cadáver anónimo no deserto do Arizona que enceta um drama humano real", tratando de descobrir quem é a pessoa em causa e "os que foram deixados para trás".

Depois, vai ser exibido "Il Piccolo Calciatore", de Roberto Urbani, que vai estar presente para o debate posterior, que vai contar também com um representante da Fare e um elemento de uma organização antirracista italiana.

"Nós já tínhamos pensado há algum tempo em aparecer noutro tipo de espaços e, sobretudo, utilizar o cinema para criar espaço de debate sobre o tema do racismo e da imigração. Não tínhamos era condições, sobretudo económicas, para esse efeito", explicou à Lusa Nuno Silva, do SOS Racismo.

O dirigente da organização não-governamental afirmou que a intenção do SOS Racismo é que a mostra passe a ser um evento anual, que inclua também um concurso de curtas-metragens direcionado para as escolas de cinema.

"Como não temos nenhuma expectativa de lucro [devido às sessões serem gratuitas], tudo vai depender sempre da nossa capacidade de recolha de fundos", disse Nuno Silva.

TDI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Administração do Hospital Gaia/Espinho diz não ter recebido nenhum pedido de demissão

A administração do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho afirmou esta quarta-feira não ter recebido qualquer pedido de demissão das dezenas de diretores que se declararam demissionários numa carta em que protestavam contra "condições indignas" de trabalho.

Mulher de 23 anos morreu em despiste na A4 em Vila Real

Uma mulher de 23 anos morreu esta quarta-feira na sequência de um despiste de um automóvel no viaduto do Corgo, na Autoestrada 4 (A4), em Vila Real, segundo fontes dos bombeiros e da GNR.

Rui Moreira diz que é urgente realojar restantes moradores do bairro do Aleixo

Rui Moreira explicou na reunião diz que a decisão de urgência de realojar todos os moradores das três restantes torres do bairro do Aleixo deveu-se à queda inesperada de partes das fachadas dos edifícios. O autarca do Porto adiantou no entanto que pelo menos para já não pretende extinguir o fundo criado em 2009 para resolver o problema do bairro.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.