Festival "O Bairro i o Mundo" começa hoje em Loures

| País
Porto Canal / Agências

Loures, 03 out (Lusa) - Concertos, peças de teatro e 'workshops' de dança são algumas das atrações do festival "O Bairro i o Mundo", que decorre entre hoje e domingo no bairro da Quinta do Mocho, em Loures, e que visa "eliminar preconceitos".

O festival, que vai para a sua segunda edição, resulta de um projeto desenvolvido pela Câmara de Loures e pela associação artística Ibisco, que no ano passado iniciou um processo de requalificação socio-urbanístico na Quinta da Fonte.

O programa, que se desenvolve em cinco palcos espalhados pelo bairro, inclui ainda atividades para crianças.

Além disso, está a ser programada a "intervenção artística e a recuperação do próprio bairro", que começou a ser preparada na semana passada "com a visita de muitos 'writers', que têm ido ao bairro para escolher as paredes que querem pintar", disse à Lusa fonte da organização.

A ideia é "pintar cerca de 30 empenas, paredes cegas - sem janelas ou portas, e alguns embasamentos e entradas dos prédios".

Entre os artistas que irão pintar paredes na Quinta do Mocho estão Odeith, Mar, Ram, Carry On, Smile, TOSCO e Vhils.

Em declarações à agência Lusa a vereadora com o pelouro da Coesão Social e da Habitação na Câmara de Loures, Maria Eugénia Coelho, ressalvou que os objetivos deste festival "vão mais além da componente lúdica".

"Este festival é o pontapé de saída de uma intervenção profunda que desejamos fazer neste bairro. Trata-se de um bairro onde ainda existe muito preconceito e uma imagem muito injusta, que necessita de ser desmistificada", justificou à agência Lusa a vereadora.

Nesse sentido, a autarca referiu que paralelamente aos preparativos para o festival, que envolvem toda a comunidade, a Câmara de Loures está a fazer pequenas obras de reabilitação de alguns prédios mais degradados.

Maria Eugénia Coelho adiantou ainda que o executivo municipal pretende realizar mais edições deste festival, mas mudando o palco para outros bairros do concelho.

O bairro da Quinta do Mocho, recentemente renomeado como Terraços da Ponte, situa-se na freguesia de Sacavém.

FYS (JRS) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).