José Mário Branco recebe Prémio Tenco

| País
Porto Canal / Agências

San Remo, Itália, 03 out (Lusa) -- O cantor, compositor e poeta José Mário Branco, de 72 anos, recebe hoje, em San Remo, o Prémio Tenco 2014, e atua no espetáculo musical que se realiza no Teatro Del Casinò, naquela cidade italiana.

O Prémio Tenco é atribuído desde 1974, pelo Clube Tenco, em memória do cantor Luigi Tenco, falecido em 1968, já distinguiu, entre outros, Sérgio Godinho, em 1995, e Dulce Pontes, em 2004, Leo Ferré, Vinicius de Moraes, Jacques Brel, Leonard Cohen, Sílvio Rodriguez, Tom Waits, Caetano Veloso e John Cale.

"Esta distinção [a José Mário Branco] pretende destacar a carreira do 'cantautor' português e a contribuição que a sua obra e ativismo tiveram no desenvolvimento das artes e da sociedade", afirma em comunicado a promotora do artista.

No Teatro Del Casinò, José Mário Branco participa num espetáculo que conta com a participação da cantora grega Maria Farantouri, do coletivo checo Plastic People Of Universe, e do índio norte-americano John Trudell.

José Mário Branco gravou o seu primeiro disco, "Seis Cantigas de Amigo", em 1967, a que se seguiu o "single" "Ronda do soldadinho" (1969). A sua discografia inclui, entre outros trabalhos, "Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades" (1971), "Margem de certa maneira" (1973), "A Cantiga é uma Arma" (1976), "Ser Solid(t)ário" (1982), "A Noite" (1985), "Correspondências" (1990), "Canções Escolhidas" (1999) e "Resistir é vencer" (2004).

Numa entrevista à Lusa afirmou-se "apaixonado por um ativismo intervencionista".

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.