Fadista Débora Rodrigues em digressão pela Califórnia

| País
Porto Canal / Agências

Turlock, Estados Unidos, 02 out (Lusa) -- A fadista Débora Rodrigues atua na sexta-feira, nos Estados Unidos, onde realiza três espetáculos no Estado da Califórnia, anunciou hoje a sua produtora.

Na sexta-feira, a fadista, que em breve editará uma novo álbum com temas inéditos, atua no auditório da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Turlock, na costa californiana.

No dia 10 de outubro, a fadista apresenta-se no Old City Hall, Gilroy, no mesmo Estado, e, no dia seguinte, no Women's Club House, em Palo Alto, numa iniciativa da Carole Stinson Literacy Foundation.

A fadsita realiza ainda outros dois espetáculos, mas "de caráter privado", adiantou a mesma fonte.

Nesta digressão aos Estados Unidos, a fadista é acompanhada por Chico Ávila, na guitarra portuguesa, Manuel Escobar, na viola, e João Cardadeiro, na viola baixo.

Natural de Porto Santo, Debora Rodrigues fez parte, aos 11 anos, do grupo Onda Choc. Terminada esta experiência, participou em diferentes concursos de fado, nos quais arrecadou vários primeiros lugares.

Aos 15 anos, estreou-se profissionalmente na casa de fados Grand´Tasca, em Lisboa, cujo elenco integrava, entre outros, Paulo Bragança, e, mais tarde, a casa típica Senhor Vinho, de José Luís Gordo e Maria da Fé, seguindo-se A Parreirinha de Alfama, de Argentina Santos, Café Luso e Arcadas do Faia, em Lisboa.

Editou o álbum de estreia em 2000, no qual, ao lado de fados tradicionais, gravou composições originais de Tó Moliças e Marino de Freitas.

Este CD "abriu-lhe os palcos internacionais" tendo atuado no Canadá, Alemanha, França, Luxemburgo, Suíça, Roménia, Espanha e Bélgica, segundo a sua promotora.

Em 2011 Débora Rodrigues participou com o tema "Lua Carmim", um poema de sua autoria, musicado por Fernando Silva, no livro/CD "Portugal - 200 anos de Fado".

No ano seguinte gravou dois poemas de Fernando Pessoa, musicados por Samuel Lopes para a obra "Os Mensageiros - Antologia de Fernando Pessoa", em que participaram, entre outros, Dulce Pontes, Camané, Mariza e Ana Laíns.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.