Segunda edição de prémios para festivais de música acontece em Novembro

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 out (Lusa) - A segunda edição dos Portugal Festival Awards, os prémios criados para distinguir os melhores festivais de música, acontecerá a 11 de novembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, anunciou a organização.

Estes prémios foram lançados em 2013 por João Dinis e Rita Pires, dois consultores que criaram esta iniciativa numa incubadora de empresas em Lisboa. O objetivo é reconhecer os festivais de música em diferentes categorias, da organização ao cartaz, do tipo de recinto à sustentabilidade.

Este ano, foram criadas novas categorias: a de melhor micro-festival (que tenham até 1.500 espetadores diários), melhor festival académico, melhor atuação ao vivo de artista português e prémio de "mérito para a divulgação da música nacional".

A escolha dos vencedores é feita pelo público, através de votação "online", e por um júri que integra os guitarristas Zé Pedro e Tó Trips, a fotógrafa Rita Carmo, o jornalista Miguel Cadete, os radialistas Álvaro Costa e Nuno Calado (Antena 3), Joana Cruz (RFM) e Pedro Ramos (Radar), assim como Ana Markl (Canal Q) e Ana Teresa Ventura (SIC).

À primeira edição dos Portugal Festival Awards concorreram 60 festivais de música.

O festival Alive e a organização, a promotora Everything is New, conquistaram seis prémios na primeira edição, entre os quais os de "Melhor festival urbano", "melhor cartaz", "maior contributo para o turismo" e "Promotora do ano".

O festival de Paredes de Coura foi premiado pelo campismo e como melhor festival não urbano, enquanto o Milhões de Festa, em Barcelos, foi considerado o melhor de pequena dimensão e o Summer Fest, na Ericeira, o melhor de média dimensão.

A atuação dos britânicos Arctic Monkeys, em julho, perto da Praia do Meco (Sesimbra), valeu ao festival Super Rock o prémio de melhor cabeça-de-cartaz de 2013.

A organização atribuiu ainda o prémio Artista Revelação ao músico e produtor português DJ Ride.

A organização iniciou um processo de "crowdfunding" - angariação de verbas pela Internet com contributo de anónimos - para a realização da cerimónia em novembro.

SS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.

Em três meses foram detetados 3,5 milhões de casos de dengue na América Latina. Devemos preocupar-nos em Portugal?

A epidemia de dengue na América Latina atingiu números alarmantes em 2024, com um aumento notável de casos e mortes face ao ano anterior, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mas devemos preocupar-nos em Portugal?

Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na semana após a Páscoa

Depois do domingo de Páscoa, a semana que se segue não será diferente e os preços dos combustíveis voltam a sofrer alterações. As previsões guardam sentimento "agridoce" para os automobilistas.