'Vistos Gold' permitem captar quase 1.000 ME de investimento estrangeiro em Setembro

'Vistos Gold' permitem captar quase 1.000 ME de investimento estrangeiro em Setembro
| Economia
Porto Canal

O investimento estrangeiro em Portugal captado através do programa 'Vistos Gold' fixou-se nos 950 milhões de euros em setembro, sendo que 91% do investimento total diz respeito à aquisição de bens imóveis, foi hoje divulgado.

De acordo com a informação disponibilizada pela Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), os últimos números oficiais dos 'Vistos Gold', relativos a setembro, apontam para um total de 950 milhões de euros captados por este programa, sendo que 91%, ou seja, 864 milhões de euros, dizem respeito à aquisição de património imobiliário.

No terceiro trimestre do ano, o total investido em imobiliário nacional por via deste regime de incentivos ascendeu a 200 milhões de euros, "o que permite reafirmar a expetativa de atingir, até ao final do próximo ano, os dois mil milhões de euros em novos investimentos captados", realça a CPCI.

Por nacionalidades, a China representa 80% das autorizações de residência concedidas.

A Confederação destacou a necessidade de alargar a todo o território nacional "os efeitos positivos dos programas de 'Vistos Gold' e do regime de tributação de residentes não habituais", considerando "fundamental" que o Orçamento do Estado para 2015 "assuma o investimento dos fundos europeus disponíveis como uma prioridade, com uma aposta forte no investimento público e com medidas impulsionadoras do investimento privado".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.