Projecto de requalificação do Monte Xisto exposto em Matosinhos até 21 de Novembro

| Norte
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 02 out (Lusa) -- A exposição "Primeira Pedra-Monte Xisto" vai ser inaugurada na sexta-feira e manter-se exposta na Câmara Municipal de Matosinhos até 21 de novembro, retratando a proposta de requalificação de uma área "problemática" do concelho, disse hoje o arquiteto responsável.

A iniciativa, parte integrante da participação de Portugal na Bienal de Veneza deste ano, partiu de um convite do curador Pedro Campos Costa ao arquiteto Paulo Moreira, que procurou o local adequado para trabalhar e, com o apoio do Departamento de Urbanismo da Câmara Municipal de Matosinhos, escolheu o Monte Xisto, "uma área urbana de génese ilegal em Guifões", onde existe um "impasse" há anos entre moradores que recusam abandonar o local e a autarquia.

"O que o projeto procura fazer é desbloquear o impasse, criando uma proposta que esteja de acordo com as expectativas dos moradores e com as da Câmara. O meu papel aqui foi de mediação", explicou à Lusa Paulo Moreira, vencedor do prémio Távora em 2012.

A proposta, ainda sem concretização prevista, inclui demolições de cerca de cinco habitações, "porque há ali casas em risco", mas, por outro lado, a construção de três habitações novas e a recuperação de outras tantas.

Paulo Moreira sublinhou não ser um projeto "numa escala megalómana" e que inclui novos acessos, ligações entre a cota alta e a parte baixa da área, para além do estabelecimento de uma horta comunitária, uma cafetaria e um espaço de recreio com campo de basquetebol.

"No meio disto tudo criam-se umas estruturas que vão pontuar este espaço público que são feitas a partir dos escombros das demolições. O que cria uma espécie de um memorial da história daquele sítio", explicou o arquiteto, que disse que a Câmara Municipal de Matosinhos se mostrou "muito recetiva ao projeto e considera procurar financiamento", mas isso ainda vai significar novas negociações com os moradores.

A exposição "Primeira Pedra-Monte Xisto" passa também pela mostra do trabalho no local de três fotógrafos -- Nelson D'Aires, Paulo Pimenta e Valter Vinagre.

TDI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Gondomar. Homem com queimaduras graves após contacto com combustível

Um homem com cerca de 40 anos sofreu queimaduras graves na face, membros inferiores e superiores, ao início da tarde desta quarta-feira, na Rua da Felgueira, na freguesia de Baguim do Monte, no concelho de Gondomar, apurou o Porto Canal.