Mercado marroquino abre portas a produtos agroalimentares portugueses

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 out (Lusa) - O mercado de Marrocos vai passar a estar aberto à exportação de três categorias de produtos agroalimentares portugueses, nomeadamente carne de bovino e ovinos e caprinos para reprodução.

O anúncio foi hoje feito na sequência de uma visita de quatro dias a Marrocos do secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, que incluiu um encontro com o ministro marroquino da Agricultura e das Pescas Marítimas, Aziz Akhannouch.

Da mesma reunião entre os dois governantes, resultou também uma "proximidade de negociação quanto aos dossiers referentes à exportação de ovos de incubação, pintos do dia, assim como sémen de bovino", indica hoje em comunicado o Ministério da Agricultura e do Mar.

Por outro lado, Portugal e Marrocos assinaram ainda um protocolo de cooperação nas áreas agrícola, sanitária e fitossanitária, para partilha de conhecimentos e promoção de segurança alimentar, através de ações de formação e colaboração técnica entre os serviços dos dois países.

Previsto está também apoio nos processos de certificação e autorização de exportação.

IYS // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.