Produção de electricidade renovável em Setembro foi uma das mais baixas do ano

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 out (Lusa) -- As condições meteorológicas afetaram a produção de eletricidade renovável em setembro, que abasteceu apenas 43% do consumo, o que levou a um aumento do peso das fontes não renováveis e da importação de energia, segundo dados da REN.

Em setembro, a produção de energia eólica caiu 28% para 729 GWh em relação ao período homólogo, enquanto a hídrica baixou 1% para 738 GWh, abastecendo a produção renovável 43% do consumo nacional, uma das percentagens mais baixas do ano.

Ainda assim, nos primeiros nove meses do ano, a produção renovável abasteceu 64% do consumo nacional, com a hídrica a representar 33% do consumo, a eólica 24%, a biomassa 6% e a fotovoltaica 1,3%.

Em setembro, o saldo de trocas com o estrangeiro foi importador abastecendo 13% do consumo, enquanto no acumulado dos nove meses valeu 'apenas' 2% do consumo.

As temperaturas moderadas verificadas em setembro influenciaram o consumo de energia elétrica que apresentou uma contração homóloga de 0,6%. Mas, com correção dos efeitos de temperatura e número de dias úteis, o consumo aumentou 1,4% no mesmo período.

Já a variação acumulada anual é inferior em 0,5% e superior em 0,5% com correção dos efeitos de temperatura e dias úteis, segundo os dados da gestora da rede elétrica.

JNM // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.