SINTAP quer garantias de colocação dos trabalhadores das Direções Regionais de Economia a extinguir

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 out (Lusa) -- O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP) manifestou hoje ao Governo a sua preocupação em relação ao processo de extinção das Direções Regionais, pedindo garantias de colocação dos 150 trabalhadores destes serviços.

De acordo com José Abrãao, o encerramento das cinco Direções Regionais de Economia (Norte, Centro, Alentejo, Algarve, Lisboa e Vale do Tejo) até ao final do ano está a decorrer de uma forma "relativamente conturbada, dando nota de alguma desorientação", por parte do Executivo.

"Se preocupados entrámos, preocupados saímos e vamos procurar diligenciar junto dos outros secretários de Estado e do senhor ministro para que seja feito um ponto de situação claro de modo a que sejam garantidos os postos de trabalho e que ninguém vai para a mobilidade", disse o sindicalista em declarações à agência Lusa após uma reunião com o secretário de Estado adjunto da Economia, Leonardo Matias.

De acordo com José Abraão, as intenções do Governo passam por alocar os cerca de 150 trabalhadores (técnicos e administrativos) das direções regionais a extinguir à Direção Geral de Energia, ao IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e Inovação) e ao Instituto Português de Qualidade, mas "nada está ainda garantido".

"Nós gostaríamos de obter garantias de que não haveria excedentes ou trabalhadores colocados em situação de mobilidade especial", afirmou.

ICO// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.