BCE reúne-se hoje e analistas esperam manutenção da taxa de juro

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 out (Lusa) - O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) reúne-se hoje, antecipando os analistas contactados pela Lusa a manutenção da taxa de juro diretora no atual mínimo histórico de 0,05% e mais detalhes sobre a compra de ativos.

De acordo com o consultor da IMF -- Informação de Mercados Financeiros Nuno Rolla, "não se esperam novos cortes na taxa de juro, mas sim, mais detalhes sobre o programa de compras de ativos ABS (asset-backed securities)", que deverá começar em outubro.

Em setembro, após a reunião do Conselho de Governadores do BCE, o presidente da instituição, Mario Draghi, anunciou um programa de compra de dívida privada para apoiar o mercado de crédito e dinamizar a economia da zona euro, mas sem precisar o montante deste programa.

O pacote de compra de ativos do BCE inclui também créditos hipotecários em euros emitidos por instituições financeiras da zona euro, revelou então Draghi, segundo o qual "estes títulos ABS vão servir para que o crédito chegue à economia real".

A economista do BPI Teresa Gil Pereira tem a mesma expetativa, afirmando que "a taxa de juro será mantida no nível atual", estando as atenções voltadas para a intervenção de Draghi, que deverá apresentar detalhes sobre a compra de ativos anunciada em setembro.

Também o economista do Montepio Rui Bernardes Serra antecipa que o BCE deverá manter a taxa de juro de referência no mínimo histórico de 0,05%, "não devendo anunciar novos programas de compra de dívida ou de concessão de crédito, mas mantendo a porta aberta a mais medidas, se necessário".

Em setembro, o Conselho de Governadores do BCE decidiu cortar a taxa de juro diretora na zona euro para um novo mínimo histórico de 0,05%.

Em junho, o BCE cortou a taxa de juro diretora para 0,15% e colocou em valor negativo a taxa de depósitos (-0,10%). Esta taxa de depósitos passou para -0,20%, o que penaliza mais os bancos que depositam dinheiro no BCE.

O BCE reduziu também em 10 pontos a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez, através da qual o banco central empresta dinheiro aos bancos a um dia, passando-a para 0,30%, com efeitos desde 10 setembro.

O BCE baixou a sua taxa diretora seis vezes desde 2012.

SMS (EO)// CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.