Decisão sobre Banco Postal será tomada até ao final do ano - CTT

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 out (Lusa) - O presidente executivo dos CTT, Francisco de Lacerda, disse que a decisão sobre o Banco Postal ainda não está tomada mas vai acontecer até ao final do ano.

Francisco de Lacerda falava na quarta-feira à noite no jantar-debate organizado pela APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações.

"Se vamos ou não ter Banco Postal é uma decisão que ainda não está tomada", afirmou, adiantando que só "no último trimestre deste ano" é que haverá novidades sobre o tema.

O presidente executivo dos CTT apontou que, caso venha a ser tomada uma decisão favorável à sua criação, o Banco Postal será "um banco especial" que irá "trabalhar numa rede que [já] existe".

A análise que os CTT - Correios de Portugal terão de fazer é se "há ou não uma oportunidade concreta" para a sua criação, "é isso que está em aberto", acrescentou.

"Sem licença bancária não posso captar depósitos", disse Francisco de Lacerda.

O gestor reiterou que a segunda fase de privatização dos CTT, que ocorreu no início de setembro, em que o Estado alienou a posição que ainda detinha na empresa, "correu muito bem".

"Depois de alguns acontecimentos do verão, havia dúvidas como o mercado de capital iria olhar para Portugal", disse, recordando que se conseguiu um bom resultado na segunda fase de privatização.

Sobre a estrutura acionista da empresa, Francisco de Lacerda disse que os CTT têm "investidores individuais no capital", cuja posição "não irá além dos 10%" na sua totalidade, sendo que a maioria são investidores institucionais "vieram do exterior".

O presidente executivo disse que o valor acionista criado na empresa desde o IPO [entrada em bolsa] é de 345 milhões de euros, assegurando que os CTT não têm falta de capital.

Em termos de negócio, Francisco de Lacerda disse que o volume de correspondência está a baixar e que as encomendas são "um caminho natural" para os CTT e que é preciso aproveitar a rede para ter uma boa posição na distribuição das mesmas.

Destacou ainda a importância do comércio eletrónico, que permite alavancar o segmento das encomendas.

"Temos de capturar o potencial da digitalização", sublinhou.

"Somos uma empresa sólida, somos eficientes, conseguimos forte geração de 'cash-flow'", sublinhou o gestor no jantar-debate, em que foi orador convidado.

Questionado sobre eo relacionamento dos CTT com a Anacom - Autoridade Nacional das Comunicações, Francisco de Lacerda disse: "Não acho que aja uma tensão especial [com o regulador]".

"Aliás, boa regulação nunca fez mal a qualquer setor", apontou.

Sobre o facto do comércio eletrónico em Portugal ainda não ter uma grande dinâmica como noutros países europeus, Franciso de Lacerda disse não existirem "razões tecnológicas estruturais" para o país ter um atraso nesta matéria.

"É por hábitos de consumo", disse, embora acredite que este negócio venha a acelerar.

"Em relação à Europa temos um ninho para fazer", concluiu.

ALU // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.