A música tem restituído sentido de dignidade e de esperança - SPA

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 out (Lusa) -- A música tem iluminado várias pessoas e restituído um sentido de dignidade e esperança, afirma a mensagem da Sociedade Portuguesa de Autores alusiva ao Dia Mundial da Música, que hoje se celebra, de autoria de Pedro Abrunhosa.

"Nestes conturbados tempos de empobrecimento tem cabido à Música iluminar o caminho de tantos, a restituição de um sentimento de dignidade e de pertença, a certeza de que afinal há esperança e, por isso, somos ainda Humanos e não bestas que se batem por ossos e por números".

"Os Autores são um chão que faz crescer as fronteiras minguas dum país, porque o seu território é o dos afetos. Aos Músicos cabe substantivar o que apenas o Autor pensou. Sem esta relação, harmonias vibrantes pouco mais seriam do que pontos negros numa partitura silenciosa, notações ambíguas que nada nos diriam de Ésquilo ou [Domingos] Bomtempo", lê-se no mesmo texto.

A música, atesta o músico, é "a mais democrática das artes".

A "Música, essa imensa torrente agregadora, é a mais democrática das artes porque espoleta, pela sua inerência etérea, a projeção de cada um num universo interior desprovido de dogmas e onde todos, expostos às mesmas sonoridades, se permitem sonhos diferentes", afirma o músico.

Abrunhosa afirma que este era "o papel da música nas tragédias de Ésquilo, Sófocles e Euripides", à qual "cabia o papel catártico que havia de levar a assistência a um transe libertador, unificador, quase litúrgico, e onde se esvaziava muita da dor social"

"Assim se cumpriram Monteverdi, Bach ou Mahler e, mais recentemente, [Jacques] Brel, [Leonard] Cohen ou Zeca [José Afonso]".

Salienta o compositor de "Fazer o que ainda não foi feito", que foi a "capacidade de chegar simultaneamente a tantos que tornou a Música em objeto tão apetecível".

"Das religiões à indústria, da publicidade às redes sociais, não terá havido atividade ou fins tão diversos que a não tenham instrumentalizado pela competência única que produz no indivíduo e no todo", atesta Abrunhosa.

"A Música acompanha-nos desde que nascemos e fa-lo-á, sem sabermos, até ao nosso último silêncio", remata o criador de "Se eu fosse um dia o teu olhar".

O Dia Mundial da Música, oficializado pelo Conselho Internacional da Música, organização não-governamental apoiada pela UNESCO, celebra-se desde 1975, tendo sido uma iniciativa do violinista Yehudi Menuhin, na época presidente daquele conselho.

Hoje são várias iniciativas que assinalam o dia, no Museu da Música em Lisboa, às 18:00 realzia-se um concerto com o violoncelo Stradivarius do rei D. Luís, por Pavel Gomziakov.

O violoncelista Pavel Gomziakov interpretará peças de Johann Sebastian Bach, Franz Liszt e César Franck, acompanhado pela pianista Jill Lawson.

Em Faro, no Teatro das Figuras, sobe ao palco o pianista e compositor António Pinho Vargas, que irá interpretar peças suas dos volumes "Dinky Toys e outras histórias" e "Twin Peaks e outras histórias".

"Neste concerto tocarei algumas das 36 peças que constituem os dois livros e farei improvisações a partir desses temas, na sua maioria compostos nos anos 1980 como 'Tom Waits', 'A dança dos Pássaros', 'June', 'La Corazon', 'Brinquedos', 'Olhos Molhados', 'Lindo Ramo Verde Escuro' e outras", afirma em comunicado o músico e compositor.

NL // MAG

Lusa/Fim.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.