Governo e supervisores na mira da comissão de inquérito ao BES

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 out (Lusa) -- A comissão de inquérito parlamentar à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo, hoje criada por diploma publicado em Diário da República, tem também como missão avaliar a atuação do Governo e dos supervisores financeiros desde 2008.

Esta atuação vai ser avaliada "tendo em conta as específicas atribuições e competências de cada um dos intervenientes, no que respeita à defesa do interesse dos contribuintes, da estabilidade do sistema financeiro e dos interesses dos depositantes, demais credores e trabalhadores da instituição", lê-se na resolução da Assembleia da República, hoje publicada.

A comissão vai ainda avaliar o processo e as condições de aplicação da medida de resolução pelo Banco de Portugal "e suas consequências, incluindo o conhecimento preciso da afetação de ativos e riscos" pelas duas entidades entretanto criadas por decisão do Banco de Portugal, Novo Banco e BES.

A intervenção do Fundo de Resolução e a eventual utilização, "direta ou indireta, imediata ou a prazo", de dinheiros públicos também vai ser avaliada, segundo o diploma.

A comissão vai também apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos, as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo GES, e avaliar o quadro legislativo do setor financeiro "e a sua adequação aos objetivos de prevenir, controlar, fiscalizar e combater" práticas e procedimentos detetados no BES e no GES, bem como outras ações no quadro do Programa de Assistência Económica e Financeira.

VP// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.