"Já apresentei ao Governo três ou quatro interessados na TAP" -- Fernando Pinto

| Economia
Porto Canal com Lusa

O presidente da TAP, Fernando Pinto, afirmou hoje no parlamento que já apresentou ao Governo "três ou quatro interessados" na privatização, adiantando que a sua missão à frente da companhia aérea ficará concluída com a sua venda.

Por diversas vezes questionado pelos deputados da comissão de Economia e Obras Públicas sobre a eventual reabertura do processo de privatização da TAP, Fernando Pinto disse que a sua participação se resume a encontrar interessados em investir na companhia.

"Participo em ir buscar interessados e já apresentei ao Governo três ou quatro interessados", declarou, adiantando que, a partir daí, sai de cena, porque poderá haver "conflito".

Fernando Pinto considerou que a sua missão pessoal está completa "quando entregar a empresa com um futuro assegurado", o que, referiu, "acontece com a privatização".

Ainda assim, admite a possibilidade de ficar para um período de "transição" com o futuro dono da empresa.

O gestor recordou que, quando foi chamado para liderar a TAP, em 2000 foi com a intenção de privatizar a companhia.

O Governo deverá decidir até ao final do ano se volta a pôr à TAP à venda, enquanto a imprensa divulga os nomes de alguns pretendentes, entre eles o empresário português Miguel Pais do Amaral, com o antigo dono da Continental Airlines, Frank Lorenzo, o grupo espanhol Globalia, dono da Air Europa, o empresário Gérman Efromovich e a companhia brasileira Azul.

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.