Mais de 25 mil consumidores aderem aos vencedores do leilão de energia da Deco

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 out (Lusa) -- O segundo leilão de energia promovido pela Deco já conta com 25.337 adesões ao mercado livre de eletricidade e gás, cerca de 14% dos mais de 176.010 mil consumidores inscritos, revelou hoje a associação.

A associação de defesa do consumidor Deco ressalva que estes números não são ainda os definitivos, porque alguns processos ainda estão pendentes, mas já foram concluídos mais de 25 mil.

"Parece-nos um bom resultado, superou o do primeiro leilão [40 mil adesões em 570 mil inscrições], e mostra que cada vez mais consumidores estão a mudar" do mercado regulado para o liberalizado, comentou Rita Rodrigues, da Deco.

Venceram o leilão a Galp e a Goldenergy, comercializadora do grupo Dourogás, que ganhou assim novos clientes ao mercado regulado, onde a tarifa é fixada pela ERSE, a entidade regulara do setor.

Dos mais de 25 mil que já aderiram aos tarifários vencedores do leilão, a maioria optou pelo tarifário dual simples (32,60%) e pelo tarifário bi-horário (32,06%), o que já era esperado pela Deco, explicou a responsável.

Para o tarifário de eletricidade simples mudaram 27,55% dos aderentes ao leilão e para o de eletricidade bi-horário 10,49%.

O período transitório para a passagem de todos os clientes para o mercado liberalizado termina no final de 2015, altura em que serão extintas as tarifas transitórias e em que ficará completo o processo de liberalização dos mercados de eletricidade e gás natural.

Atualmente, estão no mercado regulado de eletricidade cerca de 2,7 milhões de consumidores e no de gás natural cerca de 600 mil, segundo dados da ERSE.

Mais de três milhões de consumidores de eletricidade e quase metade dos consumidores de gás natural -- 682 mil -- estão já em mercado livre.

VP (JNM) // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.