Câmara de Comércio Luso-Mexicana cria novas rotas de negócio há uma década
Porto Canal / Agências
Guadalajara, México, 01 out (Lusa) -- A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana (CCILM) ajuda há uma década a encontrar novas rotas de negócio para as empresas dos dois países, que sentem agora um impulso com o "boom" sentido no México.
Jorge Alberto Yarte-Sada, vice-presidente da CCILM, disse hoje à agência Lusa que esta instituição foi criada em 2004 para concretizar o desafio de "encontrar novas rotas de negócio" para Portugal e o México.
Na altura, segundo referiu, Portugal era ainda um país "muito desconhecido" para as empresas mexicanas e as empresas portuguesas não tinham como prioridade o México.
Jorge Alberto Yarte-Sada referiu que ao longo desta década se trabalhou de forma bilateral, promovendo a realização de seminários, missões empresariais e a angariação de novos sócios.
"Nesta fase temos vindo a aproveitar o "boom" que o México está a ter e que é uma boa oportunidade para as empresas portuguesas. Mas queremos também aproveitar a nossa experiência e as nossas relações com o tecido empresarial mexicano para que eles venham também explorar as oportunidades que Portugal pode oferecer", sublinhou.
Segundo o responsável, o objetivo é também "promover Portugal como destino de negócios para que os grupos mexicanos o olhem como uma entrada para a Europa e também uma porta para África e o mundo de expressão portuguesa".
O Governo mexicano tem vindo a concretizar reformas, que Jorge Alberto Yarte-Sada considerou serem "atrevidas mas muito bem sucedidas", em várias áreas e lançou uma agenda de transformação digital, que está a criar eixos de investimentos para os quais as empresas portuguesas estão capacitadas para responder.
Precisamente para mostrarem as suas soluções, algumas delas viajaram até Guadalajara, Estado de Jalisco, que acolhe o Congresso Mundial de Tecnologias de Informação (WCIT).
Esta participação nacional realiza-se no âmbito do "Portugal Connect", projeto lançado pela CCILM.
O congresso mundial decorre no Estado de Jalisco que, alinhado com a estratégia do Governo do presidente Peña Nieto, está a implementar o projeto "Jalisco Digital".
Benjamín Huerta Estrada, diretor geral da Inovação Empresarial e Social deste Estado mexicano, disse à Lusa que o objetivo deste projeto é modernizar a administração pública, tornar o governo mais próximo dos cidadãos e transparente.
A meta imposta é que, em 2020, 85% dos procedimentos e serviços governamentais estejam disponíveis através da internet e que mais de 70% dos cidadãos utilizem a internet. Jalisco quer ainda consolidar-se na América Latina como um dos principais polos de alta tecnologia.
Uma estratégia que está também a ser encarada como uma oportunidade de negócio para as empresas portuguesas.
Em 2014, assinalam-se os 150 anos do início de relações diplomáticas entre Portugal e o México.
PLI // JGJ
Lusa/Fim