Câmara de Comércio Luso-Mexicana cria novas rotas de negócio há uma década

| Economia
Porto Canal / Agências

Guadalajara, México, 01 out (Lusa) -- A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana (CCILM) ajuda há uma década a encontrar novas rotas de negócio para as empresas dos dois países, que sentem agora um impulso com o "boom" sentido no México.

Jorge Alberto Yarte-Sada, vice-presidente da CCILM, disse hoje à agência Lusa que esta instituição foi criada em 2004 para concretizar o desafio de "encontrar novas rotas de negócio" para Portugal e o México.

Na altura, segundo referiu, Portugal era ainda um país "muito desconhecido" para as empresas mexicanas e as empresas portuguesas não tinham como prioridade o México.

Jorge Alberto Yarte-Sada referiu que ao longo desta década se trabalhou de forma bilateral, promovendo a realização de seminários, missões empresariais e a angariação de novos sócios.

"Nesta fase temos vindo a aproveitar o "boom" que o México está a ter e que é uma boa oportunidade para as empresas portuguesas. Mas queremos também aproveitar a nossa experiência e as nossas relações com o tecido empresarial mexicano para que eles venham também explorar as oportunidades que Portugal pode oferecer", sublinhou.

Segundo o responsável, o objetivo é também "promover Portugal como destino de negócios para que os grupos mexicanos o olhem como uma entrada para a Europa e também uma porta para África e o mundo de expressão portuguesa".

O Governo mexicano tem vindo a concretizar reformas, que Jorge Alberto Yarte-Sada considerou serem "atrevidas mas muito bem sucedidas", em várias áreas e lançou uma agenda de transformação digital, que está a criar eixos de investimentos para os quais as empresas portuguesas estão capacitadas para responder.

Precisamente para mostrarem as suas soluções, algumas delas viajaram até Guadalajara, Estado de Jalisco, que acolhe o Congresso Mundial de Tecnologias de Informação (WCIT).

Esta participação nacional realiza-se no âmbito do "Portugal Connect", projeto lançado pela CCILM.

O congresso mundial decorre no Estado de Jalisco que, alinhado com a estratégia do Governo do presidente Peña Nieto, está a implementar o projeto "Jalisco Digital".

Benjamín Huerta Estrada, diretor geral da Inovação Empresarial e Social deste Estado mexicano, disse à Lusa que o objetivo deste projeto é modernizar a administração pública, tornar o governo mais próximo dos cidadãos e transparente.

A meta imposta é que, em 2020, 85% dos procedimentos e serviços governamentais estejam disponíveis através da internet e que mais de 70% dos cidadãos utilizem a internet. Jalisco quer ainda consolidar-se na América Latina como um dos principais polos de alta tecnologia.

Uma estratégia que está também a ser encarada como uma oportunidade de negócio para as empresas portuguesas.

Em 2014, assinalam-se os 150 anos do início de relações diplomáticas entre Portugal e o México.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.