Fundação Michael J. Fox atribui 250 mil dólares a equipa da Universidade de Coimbra

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 15 jul (Lusa) -- A Fundação do ator Michael J. Fox atribuiu 250 mil dólares (192 mil euros) a uma equipa da Universidade de Coimbra que está a estudar o papel do sistema imunitário na doença de Parkinson, foi hoje anunciado.

"A intervenção do sistema imunitário, mais especificamente as implicações de mutações genéticas nos linfócitos B, na doença de Parkinson, está a ser estudada, pela primeira vez, por uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC), através do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), da Faculdade de Medicina (FMUC) e do Centro Hospitalar e Universitário (CHUC)".

Nota de imprensa da UC explica também que "os linfócitos B (ou células B) são células do sistema imunitário com uma dupla função: produzem anticorpos contra os agentes causadores de doenças e participam na regulação da resposta imunitária através da interação com outras células".

"No entanto, quando sofrem mutações genéticas, as suas funções podem ser afetadas, passando os linfócitos B a ter um papel importante no agravamento da doença", esclarece a UC.

A Universidade de Coimbra diz que a equipa de investigadores focou-se no estudo da "mutação do gene LRRK2 (envolvida na comunicação dos linfócitos B e com outras células), encontrada em pacientes com a doença de Parkinson".

Numa primeira fase, adianta ainda a Universidade, através da análise de amostras de sangue de doentes de Parkinson, com e sem a mutação, e de voluntários saudáveis, descobriu-se que "a mutação parece estimular a morte precoce das células B, dificultando a sua comunicação com outras células do sistema imunitário".

"Verificámos também que a mutação do gene faz com que as células B produzam anticorpos autorreativos contra uma proteína do sistema nervoso central -- a alfa-sinucleína (proteína que ajuda na estabilização estrutural dos neurónios), tornando as estruturas do sistema nervoso como alvos a abater", afirma Margarida Carneiro, coordenadora do estudo, citada na nota de imprensa da UC.

Esta investigadora esclarece igualmente que, sabendo que, ao ser mutado, o gene "comandante" (LRRK2) da "cascata" de sinalização de informação nos linfócitos B fica hiperativo e envia excesso de sinais, provocando uma reação desmedida em cadeia, vai agora tentar perceber-se como se processa este "curto-circuito", com o "objetivo de encontrar uma forma de bloquear a sinalização em excesso e evitar a destruição indiscriminada de células do sistema nervoso porque, ao produzir demasiadas células autorreativas, o sistema imunitário fica desregulado".

A mutação das LRRK2, nota a UC, "afeta um conjunto de células e os linfócitos B deixam de cumprir a sua missão, passando a contribuir para a destruição do cérebro".

"Ao entender como tudo se passa, podemos avançar para o desenvolvimento de terapias capazes de destruir os linfócitos desregulados, permitindo, assim, desacelerar a progressão da doença de Parkinson», explica a investigadora.

Michael J. Fox, que começou a celebrizar-se pela sua participação na série "Quem sai aos seus" (Family Ties, no original) e ainda na saga "Regresso ao Futuro", revelou em 1998 que sofria de Parkinson, doença que lhe foi diagnosticada sete anos antes.

Desde então, o ator criou uma fundação que se propõe apoiar o desenvolvimento para a cura da doença, tendo já distribuído mais de 250 milhões de dólares, desde 2000.

SSS // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".