Plataforma Logística de Valença pronta em 2015 num investimento de mais de 6ME

| Norte
Porto Canal / Agências

Valença, 30 set (Lusa) - O Centro de Inovação e Logística de Valença (CILV), um investimento superior a seis milhões de euros, o "maior de sempre" realizado no concelho, deverá estar concluída em maio de 2015, anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado, a Câmara Municipal liderada pelo social-democrata Jorge Mendes acrescentou que a empreitada, que decorre há um ano, "decorre a bom ritmo, já com mais de meio da obra executada", estimando a conclusão dos trabalhos para "maio de 2015".

"Um ano após o lançamento da empreitada, todas as estruturas dos edifícios estão bem definidas e muitas já com as coberturas rematadas".

De acordo com a mesma nota à imprensa a obra "avança agora para a fase das instalações técnicas com o apetrechamento dos edifícios e a sua preparação para acolher as várias valências".

De acordo com a autarquia, o CILV "irá acolher o novo campus académico da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), um centro de divulgação de ciência, um centro de formação, um ninho de empresas, um centro de apoio às atividades empresariais e a zona de lazer".

Para o autarca social-democrata, o CILV "é uma obra estruturante para Valença e a região e será um polo dinamizar da cidade e desta região transfronteiriça".

O financiamento desta empreitada é suportado por fundos comunitários do Programa Operacional Regional do Norte (ON2) em 85 % depois de aprovada na Bolsa de Mérito da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho que integra os dez municípios que compõem o distrito de Viana do Castelo.

A primeira fase do CILV envolve uma área industrial com cerca de 70 hectares, seguindo-se mais 50 hectares, ambas para instalação de empresas e unidades indústrias.

A par destas estruturas de ensino e de apoio à ciência e à atividade empresarial, adiantou o município, "a zona de lazer, vai incluir um anfiteatro com capacidade para 500 pessoas sentadas, um espelho de água, uma pista de manutenção, um campo desportivo multiusos e várias praças".

O CILV foi um dos doze projetados em 2008 no âmbito do Plano Portugal Logístico. Previa potenciar a centralidade de Valença na eurorregião norte de Portugal e Galiza, tirar partido da acessibilidade rodoferroviária e da oferta das infraestruturas aéreas e portuárias dos dois lados da fronteira.

Anteriormente, Jorge Mendes, que assumiu a autarquia local pela primeira vez em 2009, assegurou à Lusa que continua a existir "interesse" de várias multinacionais, nomeadamente espanholas, para instalação na futura plataforma logística, tirando partido da posição transfronteiriça.

ABYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

A chuva veio para ficar? A previsão para os próximos dias

A chuva que começou a atingir o Norte de Portugal esta semana não vai dar tréguas assim tão cedo. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a previsão é que a precipitação continue a cair, pelo menos, até ao final da próxima semana, com as temperaturas a caírem no período da Páscoa.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.