Programa festival da Casa da Música fecha com concerto da Sinfónica nos Aliados

| Norte
Porto Canal

Dois grandes concertos na avenida dos Aliados são a principal novidade do ciclo de Verão da Casa da Música, que integra mais de 70 espetáculos com nomes como PIL, Amadou & Mariam, Devendra Banhart, Selah Sue e Camané.

É uma programação eclética, que vai de 01 de junho a 07 de setembro, encerrando a Casa da Música durante agosto, e que termina nessa data com um momento inédito: um concerto da Orquestra Sinfónica, na Avenida dos Aliados.

É o resultado de uma parceria com a Porto Vivo da Câmara do Porto, integrado no projeto "1.ª Avenida" que, no dia anterior, terá um outro concerto gratuito no mesmo local da Orquestra de Jazz de Matosinhos.

Como já começa a ser tradição desta programação intitulada "Verão na Casa Super Bock", há concertos gratuitos (24 ao todo) na esplanada frente ao edifício da Boavista e um foco especial na "world music", desta vez com a presença de nomes como o do duo do Mali, Amadou & Marian, de Buika (Espanha), Asif Ali Khan (Paquistão), Selah Sue (Bélgica) ou do trio global Arnaldo Antunes, Toumani Diabaté e Edgar Scandurra.

"A oferta musical, à imagem daquilo que é de resto a filosofia da programação da Casa da Música, tem a tónica da diversidade, mas tem se calhar uma ênfase maior naquilo nas músicas do mundo, com um ciclo que nós designamos 'Grandes Vozes do Mundo' e teremos aqui, de facto, um conjunto muito significativo de intérpretes da chamada 'world music', referiu o diretor artístico António Jorge Pacheco, na conferência de apresentação da programação.

A diversidade está nos géneros patente no espetro que vai da "world music" a PIL (Public Image Limited), do iconoclasta John Lyndon (Optimus Clubbing a 22 de Junho), à folk de Devendra Banhart (02 de Agosto) ou ao concerto retrospetivo de Camané com os convidados Mário Laginha e Dead Combo (29 de junho).

A música clássica também não irá faltar na programação que, aliás, abre com "Pedro e o Lobo e outras Fábulas" pela Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música com a narração de algumas histórias pela apresentadora Catarina Furtado e o ator João Reis. Outro destaque é a atuação do Remix Ensemble com um programa intitulado "Made in Italy", em ano de Itália como "país tema" que conta com a presença da soprano Agata Zubel.

O programa estival decorre sob o lema "La dolce vita", e interrogado sobre o contraste deste lema com a atualidade nacional, António Jorge Pacheco afirmou " que nós não nos podemos, nem devemos resignar-nos a esse estado de espírito".

"A Casa da Música quer contribuir para que as pessoas tenham uma vida um bocadinho mais doce e também momentos em que relaxem, num ambiente mais informal, nos espaços de concertos. Não digo que esqueçam, porque esquecer não é a melhor forma de nós resolvermos os nossos problemas, mas que tenham momentos de lazer, de entretenimento inteligente e que partilhem um espírito mais relaxado, que é o espírito de verão na Casa", concluiu.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.