Preço da luz e do gás em mercado regulado inalterado no próximo trimestre

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 set (Lusa) -- As tarifas de eletricidade e de gás natural para os consumidores que ainda estão no mercado regulado vão ficar inalteradas no último trimestre do ano, anunciou hoje o regulador do mercado.

"Da apreciação das condições do mercado de energia elétrica, justifica-se a não alteração das tarifas transitórias de venda a clientes finais em vigor para todos os fornecimentos de energia elétrica", informou hoje em comunicado a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Em relação ao gás natural, as tarifas no mercado regulado também ficam inalteradas devido às "condições de aprovisionamento nos mercados internacionais", acrescenta.

Atualmente, estão no mercado regulado de eletricidade cerca de 2,7 milhões de consumidores e no de gás natural cerca de 600 mil.

O período transitório para a passagem de todos os clientes para o mercado liberalizado termina no final de 2015, altura em que serão extintas as tarifas transitórias e em que ficará completo o processo de liberalização dos mercados de eletricidade e gás natural.

Até à data, mais de três milhões de consumidores de eletricidade e quase metade dos consumidores de gás natural -- 682 mil -- estão já em mercado livre.

A ERSE disponibiliza a partir de hoje no seu 'site' oficial (www.erse.pt) duas novas versões dos simuladores de eletricidade e gás natural com o objetivo de simplificar a comparabilidade das ofertas no mercado liberalizado.

Os consumidores têm agora a possibilidade de definirem um conjunto adicional de opções relativamente às suas simulações, de modo a obterem um resultado final que lhes permita mais facilmente comparar as ofertas disponíveis em mercado de acordo com os seus interesses.

JNM // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.