Município de Viseu melhorou situação financeira no último ano

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 30 set (Lusa) -- O presidente da Câmara de Viseu anunciou hoje que, no último ano, as dívidas de curto, médio e longo prazo diminuíram mais de 3,5 milhões de euros e o saldo de gerência cresceu quase três milhões de euros.

Almeida Henriques - que foi eleito há um ano, sucedendo a Fernando Ruas - falava na reunião da Assembleia Municipal, em resposta a "alguma oposição" que acusou de, "em aparente surdina", andar a "alimentar rumores e comentários sobre a situação financeira do município".

"Várias vezes foi dito que está esta Câmara a desbaratar os saldos herdados ou a consumir os seus recursos, assim degradando a boa situação que o anterior executivo deixou aos novos eleitos", lamentou.

Com o objetivo de deixar claro que esta ideia é "absolutamente falsa", Almeida Henriques fez uma comparação entre o saldo de gerência anunciado na Assembleia Municipal de setembro de 2013 e o atual.

O autarca social-democrata recordou que, há um ano, foi dito que o saldo orçamental para a gerência seguinte era superior a 22 milhões de euros.

Foi também dada a informação de que a Câmara "dispunha de dinheiro mais do que suficiente para pagar todas as suas dívidas de curto prazo, uma vez que aquelas apenas representavam 8,42% do saldo então existente, o que permitiria, igualmente, solver cerca de 92% da dívida de médio e longo prazo", acrescentou.

Segundo Almeida Henriques, "é tão inquestionável a saúde financeira herdada, como incompreensíveis os rumores de deterioração alimentados".

Neste âmbito, esclareceu que o saldo de gerência em setembro deste ano é superior a 25 milhões de euros, "ou seja, o saldo cresceu mais de 2,9 milhões de euros".

"Se usarmos as mesmas métricas usadas na Assembleia de setembro de 2013, o saldo de gerência é hoje suficiente para cobrir 14,64 vezes as dívidas de curto prazo contra o rácio de 11,11 em 2013 ou representa 121% das dívidas de médio e longo prazo contra os 92% de há um ano", acrescentou.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.