Produtos alimentares levam índice de vendas a retalho a aumentar 1,3% em Agosto

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 set (Lusa) -- O índice de vendas no comércio a retalho aumentou 1,3% em agosto em relação ao mesmo período de 2013, impulsionado pela venda de produtos alimentares, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em agosto, os índices de emprego, do número de horas trabalhadas - ajustadas de efeitos de calendário - recuaram 0,1% e 1,5% face ao homólogo, respetivamente, enquanto as remunerações cresceram 0,3% no mesmo período.

Segundo o gabinete estatístico, o índice de volume de negócios no comércio a retalho passou de uma variação homóloga de 1,0% em julho para 1,3% em agosto, impulsionado pela venda de produtos alimentares, que "ao passar de uma taxa de variação homóloga de -1,4% em julho para -0,4% em agosto, foi determinante na aceleração do índice total".

Já o índice do agrupamento de produtos não alimentares apresentou uma variação homóloga de 2,6% (2,8% em julho).

Comparando com o mês anterior, o índice de volume de negócios no comércio a retalho, deflacionado, registou um aumento de 2,3% em agosto (variação de 2,4% no mês anterior).

O índice de emprego no comércio a retalho apresentou, em agosto, uma variação homóloga negativa de 0,1% (0,2% em julho) e igual variação face ao mês anterior.

Enquanto o índice de remunerações no comércio a retalho registou um aumento de 0,3% em termos homólogos em agosto e uma queda de 3,4% face ao mês de julho.

Por seu lado, o volume de trabalho no comércio a retalho, avaliado pelo índice de horas trabalhadas ajustado de efeitos de calendário, diminuiu, em termos homólogos, 1,5% em agosto.

JNM // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.