Rentabilidade dos certificados de reforma do Estado sobe para os 8,25% em Agosto

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 set (Lusa) -- A rentabilidade dos últimos 12 meses do Fundo de Certificados de Reforma (FCR) subiu para os 8,25% em agosto, segundo o folheto informativo mensal do Instituto de Gestão de Fundos de Capitalização da Segurança Social (IGFCSS).

Trata-se de uma subida face aos 6,44% divulgados na comunicação relativa a julho.

A 14 de setembro, a rentabilidade dos últimos 12 meses do FCR fixou-se nos 8,25%, com o valor total da carteira do fundo dos certificados de reforma a rondar os 33 milhões de euros.

O desempenho mais positivo dos chamados 'PPR do Estado' em agosto explica-se sobretudo pela subida das rentabilidades associadas a ações (de 10,82% para 13,05%), que atualmente apresentam um peso de 23,56% no total da carteira.

As rentabilidades relativas a ativos de dívida da OCDE, com um peso atualmente de 50,43% na carteira, apresentaram igualmente uma rentabilidade positiva (7,28%), superior à conseguida no mês anterior (6,05%).

As rentabilidades associadas a ativos de dívida pública portuguesa, com um peso de 25,79% na carteira do FCR, conseguiram igualmente aumentar face a julho, passando de 5,69% para 7,96%.

Os certificados de reforma do setor público, que entraram em vigor em março de 2008, são um mecanismo de fomento à poupança e que visa permitir aos subscritores ter uma pensão mais elevada na altura da reforma.

O instrumento, previsto na Lei de Bases da Segurança Social, é um regime de capitalização, de adesão individual e voluntária, cuja organização e gestão é da responsabilidade do Estado.

As contribuições de cada aderente são depositadas na sua conta, convertendo-se em certificados de reforma, e integram um fundo autónomo, gerido pelo Instituto de Gestão de Fundos de Capitalização da Segurança Social.

O trabalhador inscrito na Segurança Social pode optar por descontar 2% ou 4% da remuneração média ou 6% para os aderentes com 50 ou mais anos.

ICO// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.