Inflação homóloga na OCDE caiu 0,1% para 1,8% em Agosto

| Economia
Porto Canal / Agências

Paris, 30 set (Lusa) - A taxa de inflação homóloga no conjunto da OCDE diminuiu uma décima em agosto para se situar em 1,8%, principalmente devido à queda dos preços da energia.

Os preços da energia desaceleraram 0,7% entre agosto de 2013 e o mesmo mês deste ano, contra uma subida homóloga de 2,3% em julho, sublinha hoje a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) num comunicado.

Em relação aos preços dos alimentos, estes aumentaram 2,2% nos doze meses até agosto, mais uma décima que o aumento registado no mês anterior.

À margem destas variações, a inflação subjacente média na OCDE manteve-se estável em 1,9% em agosto pelo quarto mês consecutivo.

A inflação homóloga, segundo a OCDE, desacelerou ou manteve-se estável nas principais economias da organização, bem como no conjunto da zona euro, onde se manteve em 0,4%.

Nos Estados Unidos, a taxa de inflação passou de 2% em julho para 1,7% em agosto, enquanto em França, Japão e Reino Unido caiu uma décima para respetivamente 0,4%, 3,3% e 1,5%.

As taxas de inflação de 2,1% no Canadá e de 0,8% na Alemanha mantiveram-se, enquanto em Itália caiu para 0,1%, contra um aumento de 0,1% em julho, o que segundo a OCDE representou a primeira descida homóloga desde 1959.

MC // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.